Escola de Música Dona Gal se moderniza e ganha apoiadores estrangeiros

Na Escola de Música Dona Gal, os alunos contam com o auxílio da internet disponibilizada pela Piauí Conectado para aprender a tocar instrumentos

Internet conecta alunos da Escola de Música Dona Gal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Garantir conexão de internet é proporcionar que os cidadãos possam também ter acesso à cultura e lazer. Na Escola de Música Dona Gal, os alunos contam com o auxílio da internet disponibilizada pela Piauí Conectado para aprender a tocar instrumentos como violão, violino, bateria e teclado.

Os irmãos Sara Raquel e Leomar Diogo iniciaram há pouco tempo as aulas de violão, mas já conseguem perceber a importância da conectividade para seu aprendizado. “Com a internet, eu posso acessar vídeos no Youtube sugeridos pelo professor. Por exemplo, um vídeo de percussão para acompanhar o violão, para aprendermos o ritmo. Isso ajuda bastante. Também podemos acessar o grupo e ver os vídeos que o professor postou”, relata o jovem Leomar, de 17 anos. 

Escola de Música Dona Gal | FOTO: Divulgação

As aulas presenciais na escola foram suspensas em 2020, por conta da pandemia, mas estão retornando aos poucos este ano, agora em uma nova sede que foi inaugurada em 2021. 

David Caian está na escola de música desde a sua fundação, sendo o primeiro aluno do curso de bateria. Ele aponta que o acesso à internet foi muito importante para a escola, especialmente no período mais crítico da pandemia. “Antes do acesso à internet, a gente tinha muita dificuldade de achar conteúdos, videoaulas, partituras. Agora, com a pandemia, a internet se mostrou de grande importância, pois os professores gravavam as aulas e nos enviavam. Temos grande expectativa para o retorno das aulas presenciais, que com a ajuda da internet, vão ficar cada vez melhores”, afirma.

Internet ajuda na aprendizagem dos alunos da escola  | FOTO: Divulgação

O professor de violão, Marcell Régis, explica que a internet contribui para o desenvolvimento musical dos alunos. “A internet só traz benefícios para aqueles que querem aprender alguma coisa. No caso do violão, costumo usar a internet para enviar vídeos e arquivos com algumas partituras. Ficou mais viável para o aprendizado dos alunos e veio a contribuir mais ainda para o desenvolvimento musical deles”, relata.

De acordo com a diretora da escola e fundadora da Associação Amigos da Dona Gal, Wanya Sales, o acesso à internet de qualidade possibilita que a escola se conecte com o mundo, ganhando visibilidade e atraindo novos apoiadores, até mesmo fora do Brasil. 

“Agora estou nos Estados Unidos e a importância da parceria é exatamente a ligação com pessoas de fora do Brasil, com intercâmbio cultural e apoio para o nosso projeto social. Isso vai ser muito intensificado a partir da nossa conexão por meio da PPP Piauí Conectado”, garante. 

Mais sobre a Escola

A Escola de Música Dona Gal é fruto de uma doação anônima recebida em 2015 pela musicista Wanya Sales. A artista encontrou uma caixa com nove violinos na porta de sua residência. A partir daí, ela e o marido decidiram montar a escola com aulas gratuitas de violino, teoria musical e violão. “Hoje nós atendemos mais de mil alunos em nossa escola. Temos uma nova sede enorme, reformada, com novos instrumentos e temos o orgulho de dizer que a Piauí Conectado faz parte da nossa história e nos ajuda com a divulgação do que a gente faz no dia a dia com nossos alunos”, pontua. 

A escola de música oferece atualmente aulas de instrumentos de orquestra (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), instrumentos de banda (trompete, clarinete, sax, trombone, tuba, trompa, bateria, sanfona, teclado e percussão) além de canto, canto coral infantil e capoeira. 

A PPP Piauí Conectado disponibilizou estrutura de internet fibra óptica para a Escola de Música Donal Gal, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). Para o diretor presidente da concessionária, Emerson Silva, a cultura tem o papel de aproximar o cidadão de um mundo diferente. “Temos muita satisfação em poder contribuir com os diversos aparelhos culturais do estado e de incentivar a formação de novos artistas piauienses. A música pode ser o caminho para a transformação da vida de muitas pessoas e a internet é a ferramenta que potencializa esse processo”, destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES