Escola de Suzano retoma às atividades 13 dias após massacre

A escola está sem aulas desde o dia 13 de março, quando um massacre matou sete alunos

| Maiara Barbosa/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça (26), foram retomadas atividades para os alunos da Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, em horário regular, das 7h às 18h.

Anteriormente, a Secretaria Estadual de Educação havia afirmado que as aulas regulares seriam retomadas nesta terça, mas, na segunda, afirmou que ainda não há definição sobre o retorno. A decisão será "em função do trabalho com os alunos e professores nesta semana".

Os estudantes são recebidos nesta terça com atividades de acolhimento. Entre elas, dinâmicas, leitura de cartas de apoio, apresentação da Orquestra Locomotiva e exibição de filmes, entre outras ações. Os alunos interessados chegaram a participar de atividades de acolhimento na última semana, mas não em horário regular.

A escola está sem aulas desde o dia 13 de março, quando um massacre matou sete alunos e funcionários do colégio e deixou 11 feridos.

Desde o início da manhã, os alunos estão entrando na unidade pelo portão de trás do prédio.

Marlene de Farias fez questão de levar a filha, Manoela de Farias, aluna do 1º ano do ensino médio. Antes do massacre, a menina ia sozinha à escola. “Nesse momento é importante estar ao lado dela.”

Amanda Araújo é aluna do 3º do ensino médio e voltou à escola nesta terça-feira. “Espero que melhore, é difícil, mas se a Escola Raul Brasil estiver junto a gente consegue recomeçar. Falta ronda escolar e segurança na escola. A gente vai ficar em alerta.”

Fladison Luís da Silva tem esperança que a rotina da Escola Raul Brasil seja retomada.

Maiara Barbosa/G1 

"Espero que seja tudo normal e igual como antes, para a gente esquecer os momentos de terror que vivemos aqui. Agora é retornar a rotina.”

O coordenador de gestão da educação básica da Secretaria Estadual da Educação, Caetano Siqueira, acompanhou o retorno dos alunos na Raul Brasil. Ele destaca que a escola estará aberta das 7h às 12h e das 13h às 18h, nesta terça-feira.

“Os alunos começam o dia recebendo cartas de apoio enviadas pelo Brasil todo e lendo junto com os professores. Eles vão trabalhar a resposta dessas mensagens de apoio. Depois farão atividades determinadas por especialistas em violência escolar e situações traumáticas para estimular a fala dos alunos sobre o que sentem, o que aconteceu na escola."

Segundo Siqueira, "tudo isso é aula também, mas o que consideramos aula de matérias não retorna hoje".

O coordenador explicou que o retorno das atividades acadêmicas será construído com alunos, equipe de gestão e a Diretoria de Ensino. "Assim poderá ser avaliado o processo emocional dos alunos, professores e funcionários para ver a melhor maneira do retorno.”

A escola passou por reformas, e um artista fez um grafite com as imagens das vítimas no muro.

Ao longo da semana passada, a Raul Brasil passou por uma reforma e ficou fechada na quinta e sexta-feira.

Planejamento e apoio

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, cerca de 50 professores e funcionários estiveram na escola na última segunda-feira (25) aperfeiçoando as atividades e os materiais que já estão sendo preparados para os alunos. Para finalizar a organização da programação, também esteve na escola o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), que reúne pesquisadores da Unicamp e Unesp.

Segundo a secretaria, durante os próximos dias, técnicos do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria Estadual de Justiça, continuam na escola para atendimentos individuais e coletivos. Os acolhimentos de saúde mental serão oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Está em tramitação um convênio da Secretaria Estadual de Educação com a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano para reforçar o atendimento psicossocial.

Na segunda, houve ainda um encontro com 19 alunos, entre representantes de sala e do grêmio estudantil da escola, para alinhar com a Diretoria de Ensino de Suzano e a Escola de Formação de Professores (Efap), da Secretaria Estadual de Educação, as próximas ações em uma roda de conversa.

Durante todo o dia, alunos e professores de outras escolas estiveram na Raul Brasil para prestar homenagens e abraçar os profissionais da escola. A Escola Estadual Inah Jacy de Castro Aguiar entregou cartas escritas pelos alunos com mensagens de apoio.

Já os alunos e professores do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração também acolheram os professores da Raul Brasil com flores e cartazes.

O ataque

Os assassinos de 17 e 25 anos mataram sete pessoas na Escola Estadual Raul Brasil, na quarta-feira (13). Antes disso, um deles baleou e matou o próprio tio, em uma loja de automóveis.

A investigação aponta que, depois que foram encurralados pela polícia, um dos assassinos matou o comparsa e, em seguida, se suicidou.

A polícia e o Ministério Público tentam identificar se mais pessoas estão envolvidas no massacre de Suzano. Na terça, um adolescente de 17 anos foi apreendido por suspeita de ter ajudado a planejar o ataque.

Francisco Kleison/Arquivo Pessoal 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES