Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Escolas da Prefeitura usam aplicativo que testa leitura dos alunos

O sistema sincroniza as informações e revela o nível de leitura

Compartilhe

Seis escolas municipais de Teresina testaram um aplicativo de celular que avalia a fluência dos alunos em leitura. A novidade foi desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF, parceiro da Prefeitura de Teresina em diversas ações. A capital piauiense tem a 4ª rede de ensino do país que utiliza a ferramenta.

O aplicativo coleta dados acerca do processo de leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Na prática, as crianças lêem uma lista de palavras do dicionário, outras pseudopalavras e um texto narrativo para que seja gravado por meio do celular, em menos de cinco minutos. Também são desafiados com questões de compreensão sobre o texto lido. O sistema sincroniza as informações e revela o nível de leitura de cada estudante.

 src=


De acordo com Giovanna Saraiva, assessora de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a ferramenta digital traz facilidade e precisão ao trabalho que até então é realizado somente pelo professor em sala de aula. “O aplicativo permite uma melhor avaliação do processo de apropriação da fluência em leitura dos alunos. É mais uma ação onde a tecnologia nos ajuda a avaliar e planejar novas estratégias com base em dados reais. Com essa identificação podemos desenvolver ações que consolidam a alfabetização dos alunos”, explica.

Em Teresina, 20 turmas do 2º ano participaram do projeto piloto, somando 567 estudantes. A coordenadora do teste no município, Karini Resende, acompanhou algumas aplicações nas escolas e destaca a importância dessa avaliação. “O aplicativo é um suporte para os professores, com mensuração a partir dos áudios. O cálculo é feito com base nas palavras lidas com precisão em um minuto. Esse é mais um dos métodos que chega para fortalecer o trabalho de avaliação nas escolas da Rede Municipal”, conclui.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar