Escolas de Teresina alfabetizam 78% das crianças

Para o público do 1º ano, a Semec destina um projeto especialmente voltado para a leitura diária.

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina comemora bons resultados com a alfabetização das crianças. Desde que a Prefeitura elencou a educação infantil como uma das prioridades da área, as políticas de alfabetização ganharam um impulso, fazendo com que os alunos comecem a ler e escrever cada vez mais cedo.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) divulgou dados da proficiência dos estudantes em 2018, ano destaque para o município. Além de alcançar a posição de primeiro lugar entre todas as capitais do Brasil no IDEB, Teresina cresceu no ranking nacional de frequência escolar, reduziu a evasão, ampliou o número de jovens e adultos em sala de aula e conseguiu o melhor resultado em alfabetização até agora.

No ano passado, 78% das crianças de 6 anos de idade concluíram a educação infantil com habilidades avançadas em leitura e escrita. A secretária executiva de Ensino da Semec, Irene Lustosa, explica que esse era um grande desafio para a Rede.

“Estamos começando o ciclo de alfabetização ainda na educação infantil, para que os alunos cheguem ao primeiro ano do ensino fundamental prontos para serem completamente alfabetizados. Há alguns anos atrás, o índice de alunos lendo e escrevendo bem nos primeiros anos do ensino fundamental era muito baixo. Estamos avançando bastante, oferecendo uma educação de qualidade para o filho do trabalhador”, afirma.

O secretário municipal de Educação Kleber Montezuma conta que os Centros Municipais de Educação Infantil ganharam um novo planejamento, com intencionalidades bem definidas. “Ao entrar na creche, a criança já começa a ser estimulada à leitura e escrita a partir de atividades lúdicas, onde o brincar é essencial. Já temos metas e estratégias claras para as turmas dessa faixa etária, o que faz toda diferença nas etapas seguintes”, diz.

Para o público do 1º ano, a Semec destina um projeto especialmente voltado para a leitura diária. O Alfabetiza Teresina é mais uma estratégia para fortalecer o processo de alfabetização, dando maior destaque aos projetos de leituras executados pelas unidades de ensino. “Queremos 100% das crianças alfabetizadas na idade certa”, conclui Irene.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES