Escolas estaduais comemoram o Dia das Crianças

Escolas estaduais comemoram o Dia das Crianças

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia das Crian?as, comemorado no dia 12 de Outubro, ser? festejado com muitas brincadeiras, apresenta?es culturais, sorteios de brindes e muita divers?o nas escolas estaduais.

Na Unidade Escolar Joel Ribeiro, localizado no bairro Matadouro, a comemora??o j? come?ou. A escola est? realizando o Recreio Pop, que leva muita m?sica e brincadeiras para a garotada. "A nossa festa mesmo vai acontecer no dia 10. Neste dia, teremos apresenta?es culturais, leitura de textos e sorteio de brindes", informou a diretora da escola, Marilene Queiroz.

Na escola Governador Miguel Rosa, localizada no bairro Piraj?, a festa das crian?as tamb?m vai ocorrer na quarta-feira, 10, com din?micas, distribui??o de brinquedos e a realiza??o do projeto Portal de Hist?ria, idealizado por Anna Miranda e desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educa??o e Cultura (Seduc).

O projeto ? realizado desde 2005 e contempla dez escolas do ensino fundamental, de 1? a 4? s?ries. De acordo com Anna Miranda, o Portal de Hist?ria tem o objetivo de incentivar o h?bito da leitura, da oralidade, como tamb?m resgatar a imagina??o e criatividade das crian?as.

Temas como ?tica, cidadania, cultura, rela??o interpessoal, entre outros, s?o sempre abordados pela professora. "Trabalhamos com as hist?rias infantis de livros existentes na biblioteca da pr?pria escola. Assim, incentivamos, tamb?m, a utiliza??o cada vez maior desse espa?o. Ap?s a leitura, os alunos s?o incentivados a escrever e a desenhar sobre o tema abordado", afirmou Anna Miranda.

Contando hist?rias desde o in?cio do projeto em unidades localizadas em v?rios bairros, Anna Miranda observou que quanto mais a comunidade ? carente mais a crian?a ? criativa. "A falta de fantasia dessas crian?as, at? pelo meio em que elas vivem, sempre cheio de dificuldades e, ?s vezes, de viol?ncia, acaba por estimular sua imagina??o, e a produ??o ap?s a leitura ? sempre bem eficaz", acrescentou.

O projeto atualmente funciona nas unidades escolares Monsenhor Raimundo Nonato Melo, Duque de Caxias, Melvin Jones, Governador Miguel Rosa, ?tila Lira, Agripino Oliveira, Alberto Silva, Wall Ferraz, Agnelo Pereira Silva e Pequena Rubim.

"Nada melhor do que comemorar o Dia das Crian?as desenvolvendo o que elas t?m de melhor: a fantasia e a imagina??o", finalizou Anna Miranda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES