Escolas mobilizam estudantes em ações contra o suicídio

O Ceti Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva realiza atividade do Setembro Amarelo nesta segunda (9).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os  anos, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por conta disso, o Ceti Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva realiza, nesta segunda-feira (9), mobilização da campanha Setembro Amarelo.

De acordo com a diretora da escola, Maria José Viana, o objetivo da ação é valorizar a importância do amor próprio e da vida, despertando nos alunos, professores e funcionários a vontade de viver e superar os problemas difíceis. "Hoje vamos passar o dia abordando o amor e a valorização da vida. Está sendo um dia lindo", declara a gestora.

Maria José falou ainda que, durante o período escolar, os jovens enfrentam um período de muita pressão dos pais, da escola e deles mesmos. "É o momento em que eles começam a traçar a escolha profissional e as incertezas sobre o futuro causam muita apreensão", afirma a diretora.

Foto: Divulgação/Seduc

Ela falou ainda que o trabalho de valorização da vida tem sido feito diariamente na escola, fazendo com que os alunos se sintam acolhidos, desconstruindo a escola apenas como espaço de conteúdo.

"O maior retorno tem sido saber o quanto os alunos agora nos procuram para poder falar, expressar sentimentos, confiar, sabendo que há disponibilidade para ouvir e acolher", resume a diretora.

Além de dinâmicas para exaltar particularidades de cada ser humano e estimular o cuidado com o próximo, no período da tarde o Ceti Antônio Tarciso vai receber a professora Zenilda Andrade, da 20ª Gerência Regional de Educação, que na oportunidade vai ministrar a palestra "O Valor e Amor à Vida".  

A escola pretende manter essa iniciativa durante todo o ano letivo de forma permanente. Pais e professores também estão engajados no projeto, tanto na divulgação da iniciativa quanto na atuação do auxílio e instrução aos alunos.

Setembro Amarelo

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Fonte: Ascom/ Seduc



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES