Especialista alerta para riscos de doenças transmitidas pelo beijo

Saiba como beijar muito neste carnaval com saúde e segurança.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na época de Carnaval, além das marchinhas, fantasias, confetes e serpentinas, a folia também está solta nos romances relâmpagos em festas, blocos de rua e avenidas. E, durante a comemoração, o hábito de beijar na boca, principalmente múltiplos indivíduos desconhecidos (visto como algo inocente e aventureiro), pode levar facilmente a transmissão de várias doenças, desde as mais simples e inofensivas até as sexualmente transmissíveis.

Na cavidade oral como um todo, incluindo saliva, lábios, língua, dentes, gengiva, palato, encontramos diversas bactérias, além de vírus e fungos causadores de várias doenças. “Beijar na boca pode ser um veículo importante na transmissão de doenças como mononucleose, gripe, herpes labial, candidíases, hepatite, tuberculose e, em determinadas situações, a sífilis, gonorreia ou HIV, se houver feridas ou cortes na boca”, ressalta a dentista Fabíola Serra.

A mononucleose, denominada “doença do beijo”, surge por conta dos vírus Epstein-Barr (EBV). Esta enfermidade pode provocar febre, dor no corpo e na garganta, entre outros sintomas. Apenas para lembrar, o vírus pode ficar incubado de 30 a 45 dias no organismo e só depois aparecerem os sintomas, ou seja, o indivíduo está contaminado apesar da ausência de sintomas e infectando potencialmente seus parceiros pelo beijo.

A Odontóloga Fabíola Serra explica ainda que as bactérias causadoras de gengivite e da cárie dental também podem ser passadas através do beijo. A gengivite consiste em uma inflamação e infecção que destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes. Já a cárie afeta diretamente os dentes.

Fabíola Serra explica que a melhor forma de se proteger com relação à transmissão de doenças pela boca é evitar beijar muitas pessoas em um curto espaço de tempo, tenha o indivíduo alguma ferida na boca ou não adotando um comportamento que as permita identificar a quem estão se relacionando. “Nós aconselhamos diminuir o número de parceiros, fazer sexo seguro e se acercar de uma pessoa que você tenha uma noção da qualidade de vida e saúde”, acrescenta.

Atenção especial as DSTs

Fabíola Serra afirma que o odontólogo precisa esta apto a diagnosticar possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), pois as vezes o paciente não consegue identificar os sinais no seu corpo. Ela afirma que as praticas sexuais estão diversas e sendo praticadas com todos os órgãos genitais e com possibilidade de provocarem lesões que cheguem até a boca.

“Se uma pessoa fizer sexo oral na sua parceira (o) e ela for portadora de HPV, essa pessoa pode ser infectada e mais na frente pode aparecer um papiloma na língua. O mesmo pode acontecer com a gonorreia e outras DSTs”, afirma. A dentista orienta ainda que é preciso evitar as atitudes de risco e a pratica do sexo oral deve ocorrer sempre com preservativo, principalmente em casos de parceiros desconhecido ou múltiplas pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES