Especialista dá dicas de como controlar a comilança no final de ano

Para a nutricionista, Natasha Saldanha, o ideal é que ao longo do dia as pessoas tentem fazer as refeições de forma correta de acordo com o objetivo de cada um e sempre mantendo a rotina de atividade física.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As festas de fim de ano já estão acontecendo e, com elas, as comilanças. Neste período do ano fica até difícil resistir às tentações culinárias, feitas especialmente para as integrações do Natal e Réveillon. É momento de muitas confraternizações nas escolas, nos ambientes de trabalho, com a família, e a preocupação em não exagerar também aparece. Sobre isso, uma nutricionista  traz dicas para não sair da dieta, nem perder o condicionamento e saber aproveitar as festas com sabedoria.

Para a nutricionista, Natasha Saldanha, o ideal é que ao longo do dia as pessoas tentem fazer as refeições de forma correta de acordo com o objetivo de cada um e sempre mantendo a rotina de atividade física. Para as confraternizações, ela traz uma dica válida. 

"Antes de sair de casa para as comemorações, como por exemplo um jantar, é interessante não sair de casa de estômago vazio, podendo fazer até mesmo sua refeição, no caso, seu jantar. Pois, quando for consumir algo fora da rotina, o pouco que consumir será suficiente. Outro detalhe muito importante é aumentar a ingestão de água, pois o consumo de refeições um pouco mais calóricas pode promover retenção de líquido. Além disso, reduz o efeito negativo do álcool, que é bem frequente nesse período", ensina Natasha Saldanha. 

A especialista explica que controlar os exageros no fim de ano é possível com atividades físicas,    fazendo uma espécie de compensação.  "Geralmente essa é a recomendação. A ideia é que aproveitemos as festividades, mas que durante o dia mantenha a alimentação de costume de acordo com o objetivo ou, até mesmo, reduzir um pouco as quantidades para 'compensar' o ganho extra. O outro ponto é aumentar o gasto energético na atividade, pois o que foi consumindo extra será gasto com uma atividade física extra. Lembrando que a ideia não é ficar sem comer ou fazer atividades físicas extremas, são ajustes na rotina que podem fazer muita diferença no resultado final", ressalta.

Ela também explica que é possível comer de tudo, mas com ressalvas e sempre em pequenas porções. "É possível, sim, a questão é evitar os exageros. Mas como sempre digo, quem fez o dever de casa o ano inteiro, algumas refeições fora da rotina não será suficiente para jogar todo o projeto fora", opina a nutricionista.

A profissional também esclarece que para não ter dor na consciência em comer um pouco mais ou até mesmo passar mal é preciso manter o hábito de uma rotina saudável de alimentação durante o ano. Ela recomenda evitar alguns tipos de alimentos para não prejudicar a saúde. "Alguns     alimentos calóricos, com muita gordura, frituras, alimentos com muito sódio (sal) ou com muito açúcar, é interessante ter um controle mais rigoroso, principalmente para quem tem alguma patologia associada, como por exemplo os cardíacos, hipertensos e diabéticos", enumera Natasha Saldanha. 

Gasto calórico

Neste período de farta comilança, com relação ao gasto calórico, a nutricionista alerta que os maiores vilões da ceia de Natal,  dentre todas as opções, estão as massas, como por exemplo as lasanhas. "Elas contêm muitos ingredientes e muitos deles bastante calóricos. As sobremesas também possuem uma quantidade significativa de calorias e o excesso desses itens pode     aumentar bastante esse consumo. Além disso, a bebida alcoólica também pode ser citada nesse quesito, então é interessante esse controle", finaliza. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES