Especialista fala sobre a osteopenia e as formas de prevenção

A osteopenia se caracteriza por um desarranjo na microarquitetura do osso, levando a uma diminuição e fragilidade da densidade mineral óssea.

Médico ortopedista da Clínica Intermed, Aires Leite - CRM PI 4662 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A osteopenia é um estágio anterior à osteoporose, doença que compromete os ossos, aumentando os riscos de fraturas. A osteopenia se caracteriza por um desarranjo na microarquitetura do osso, levando a uma diminuição e fragilidade da densidade mineral óssea. De acordo com o médico ortopedista da Clínica Intermed, Aires Leite, a osteopenia pode surgir quando a pessoa perde cerca de 30% da massa óssea.

“A osteopenia não é uma doença, mas apresenta uma perda de massa óssea importante que pode levar à osteoporose. Normalmente, a pessoa não apresenta sintomas, a não ser que evolua para uma osteoporose. Os sintomas da osteoporose são dores na coluna, postura curvada e ossos com facilidade de fratura. O tratamento inclui uma alimentação saudável, medicação para proteger a massa óssea e exercícios físicos”, disse o médico.    

Médico ortopedista da Clínica Intermed, Aires Leite -  CRM PI 4662

As causas de uma baixa densidade mineral óssea são: baixa ingesta de bebidas lácteas e derivados; doenças que levam a uma má absorção das proteínas como diarréias crônicas e alimentação deficiente em proteínas; doenças osteo-metabólicas que implicam em uma deficiência no controle da vitamina D e cálcio nos ossos; as doenças da tireoide e doenças reumatológicas autoimunes.

Aires explicou ainda que uma das maneiras de evitar a osteopenia é consumir nutrientes importantes para o osso como o Cálcio, potássio e a vitamina k.  “Quando se fala em saúde dos ossos, o primeiro mineral que é lembrado é o Cálcio. Ele é muito importante para o nosso organismo, pois está envolvido em importantes processos metabólicos e a maior parte fica concentrada no nosso esqueleto. Porém, nem só de cálcio vivem os ossos, muitos outros minerais e nutrientes são necessários para a saúde óssea. Temos o fósforo que atua em conjunto com o cálcio, sendo importante para rigidez de dentes e ossos, a vitamina D que atua na absorção e retenção do cálcio e do fósforo no sistema imunológico, sistema nervoso e muscular e a vitamina C que impulsiona o aumento da densidade óssea”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES