Especialista orienta como criar um negócio na internet

Com o “boom” do varejo on-line, consultor dá dicas de como se especializar nesse segmento.

| Reprodução/Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a expansão do varejo online, é cada vez mais comum as pessoas terem interesse em abrir um negócio para vender produtos ou serviços diretamente pela internet.  No Piauí os serviços de abertura, alteração e baixa de empresas individuais são realizados exclusivamente pela internet por meio do portal www.piauidigital.pi.gov.br. Com isso, o Jornal MN ouviu um consultor Contábil para ajudar quem quer ter sua empresa na web.

Segundo o consultor contábil Fagner Salles há praticidade para o empresário abrir uma empresa on-line. Pode ser de sua casa, do seu escritório, de onde estiver e a qualquer momento. O serviço fica disponível 24h e sete dias por semana. O empresário não precisa se deslocar para assinar nenhum documento. Em poucos minutos, utilizando a internet para acessar o portal Piauí Digital, uma empresa pode ser aberta com segurança jurídica e confiabilidade.

O contabilista Fagner Salles  dá orientações sobre negócios na web. Foto: José Alves JMN.

O consultor contábil, Fagner Salles dá dicas para quem está começando e quer empreender na internet. 

JMN- Qual a sua orientação para quem quer criar um negócio na internet?

Fagner- Planejamento! Sem ele, a probabilidade de dar errado é gigantesca. Trabalhar por conta própria é o sonho de muitos, mas a necessidade de altos investimentos iniciais e a burocracia acabam dificultando a abertura de empresas físicas. É por esse motivo que a internet se tornou uma das alternativas preferidas de quem deseja ser dono do seu próprio negócio.  Porém, por mais que o ambiente digital ofereça algumas facilidades, o empreendedor precisa ter bastante conhecimento no ramo que irá atuar para conseguir alcançar bons resultados. Infelizmente, nem sempre é isso o que acontece. Com a pressa de começar algo novo, muitos acabam não se preparando para as responsabilidades que vêm junto com a criação de um negócio. Não adianta apostar todas suas fichas na internet se você não se planejar e não souber exatamente o que deve fazer para colocar suas ideias em prática.

JMN- Para o empreendedor obter o registro de empresa individual, é preciso, além do acesso à internet, possuir um certificado digital “E-CPF” tipo A1 ou A3?

Fagner-Pode ser qualquer um dos dois, a única diferença será o preço. Para esse registro, além do certificado digital, o empreendedor irá precisar dos serviços de um bom Contador. 

JMN- É preciso estabelecer o foco do negócio e o público-alvo?

Mercado on0line exige foco, pesquisa e planejamento. Foto: José Alves JMN.

Fagner- Foco é uma das palavras essenciais no dicionário de um empreendedor. Ela deve estar presente desde a criação do negócio. A falta de foco é o grande problema de muitos que começam a jornada de empreendedor e isso pode custar muito caro.  De forma bem objetiva, público-alvo é o seu cliente. Qualquer negócio nasce e existe em razão de seus clientes. É para eles que se produz, vende e presta serviços. Sem eles, não há vendas. Sem vendas, não há dinheiro. E sem dinheiro, não há empresa. Por isso a importância de você definir seu público alvo.

JMN- O empreendedor precisa definir o que vai vender ou oferecer?

Fagner-Se você tem algo interessante para vender, há grandes chances de que tenha alguém, em algum lugar, que queira comprar. Mas, há diferentes decisões a tomar na hora de definir quais produtos você vai oferecer. Para quem está começando, competir com grandes redes de varejo que vendem de tudo é uma missão quase impossível. Por isso, para quem é pequeno, pode ser mais interessante começar em um nicho bem específico e ir crescendo aos poucos.

Se você vai vender um produto que outras lojas oferecem, como é que você vai se diferenciar? Pelo preço? Pelo serviço? Quem são seus concorrentes? O que você tem de especial em relação a eles?

Pense em tudo isso antes de definir o tipo de produto que vai vender e como você vai posicioná-lo, pois fazer mais do mesmo dificilmente trará resultados espetaculares.

Fazendo essa lição de casa, fica mais fácil definir que produtos irá oferecer. É claro que você sempre pode fazer testes e sentir a receptividade do cliente - afinal, é ele quem manda.

Definir o tipo de produto que vai vender é fundamental para se destacar na internet. Foto: José Alves JMN.

JMN- Você como contador sabe dos riscos com dinheiro, então elaborar um plano de negócio, minimiza ameaças de quem quer estar no comércio eletrônico?

Fagner- O grande problema na maioria dos negócios abertos é que isso ocorre impulsivamente, e em função disso não há um plano de negócio estabelecido, público alvo e estrutura necessária, assim, antes de qualquer coisa é necessário sentar e ver o que se pretende e como se objetiva atingir. É preciso que se tenha em mente que para colocar um negócio para funcionar, haverá custos que vão além dos que já se conhece.

Mais facilidade

A abertura de empresas pela internet foi disponibilizada em 2016, quando foi lançado o Piauí Digital, e a  Junta Comercial do Piauí- Jucepi, é umas das pioneiras no registro digital no Brasil. “Agora estamos finalizando essa transição e caminhando para uma Junta Comercial 100% digital, alinhada às tecnologias mais modernas e também ao próprio contexto em que vivemos, que é uma economia digital”, considera a presidente da Jucepi Alzenir Porto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES