Especialista orienta sobre amamentação segura em tempos de pandemia

Por conta da pandemia da Covid-19, muitas mães estão apreensivas com relação a amamentação.

Especialista orienta sobre amamentação segura em tempos de pandemia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fortalecimento imunológico e a prevenção doenças respiratórias são alguns dos numerosos benefícios do aleitamento materno para o bebê. Por conta da pandemia da Covid-19, muitas mães estão apreensivas com relação a amamentação. Uma dúvida muito comum entre as novas e futuras mamães, de acordo com a ginecologista e obstetra da Clínica Intermed Thamara Oliveira, é se o novo Coronavírus pode ser passado para o bebê por meio do leite materno. “Até o momento, não existe nenhum estudo mostrando que o leite materno seja capaz de transmitir o vírus para a criança. Portanto, a amamentação pode ser feita e não precisa ser interrompida”, explicou.

Especialista orienta sobre amamentação segura em tempos de pandemia

O aleitamento materno é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde que seja o desejo da mulher amamentar e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo. “No caso da mãe não se sentir à vontade para amamentar diretamente a criança, ela poderá extrair o seu leite manualmente ou usar bombas de extração láctea (com higiene adequada) e um cuidador saudável para oferecer o leite ao bebê”, disse a ginecologista.

No momento do aleitamento ou extração manual é importante atentar para alguns cuidados específicos, como: lavar mãos por pelo menos 20 segundos, usar máscara cobrindo completamente o nariz e a boca, evitar falar ou tossir durante a amamentação e trocar a máscara imediatamente após tossir ou espirrar. “Quando for necessário fazer a extração do leite, a mãe deve seguir rigorosamente as recomendações para limpeza das bombas de extração a cada uso. Tomando todas precauções necessárias, é seguro fornecer leite materno de uma mãe suspeita/confirmada de Covid-19 para o bebê”, destacou Thamara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES