Especialistas alertam sobre uso de hidroxicloroquina e cloroquina

, os estudos sobre a eficácia em relação ao coronavírus são promissores, porém não conclusivos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os remédios à base de hidroxicloroquina e cloroquina sumiram das farmácias após serem citados como possíveis tratamentos contra o novo coronavírus. Indicados para o tratamento de doenças como lúpus e malária, até a última sexta, eles poderiam ser comercializados sem receita.

Porém, com o aumento da procura, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incluiu os remédios na lista de controlados e agora só podem ser vendidos com prescrição e retenção de receita nas farmácias para controle da venda.

"A hidroxicloroquina também conhecida como reuquinol é indicado e prescrito para pacientes com doenças autoimunes como lúpus, artrite reumatoide, malária e algumas condições dermatológicas", explica a farmacêutica  Lígia Vasconcelos.

Apesar da alta procura, Lígia acrescenta que de acordo com a Anvisa, os estudos sobre a eficácia em relação ao coronavírus são promissores, porém não conclusivos. "Portanto não há indicação para Covid-19 até o momento, muito menos como prevenção dessa doença", ressalta.

A profissional faz um alerta sobre o uso indiscriminado dos medicamentos. "Enquanto a utilização não for recomendada para tratamento da Covid-19, outras pessoas que realmente precisam serão prejudicadas pela falta deles nas farmácias. Em pacientes com doenças reumáticas a ausência poderá dificultar a mobilidade e não reduzir o edema da articulação. O uso de maneira contínua melhora o estado de saúde trazendo mais qualidade de vida e diminuindo os sinais e sintomas da doença", alerta.

A farmacêutica pontua que a decisão da Anvisa foi uma maneira de barrar a venda irracional destes produtos, evitando assim a automedicação e impedindo que pessoas que já usam esse medicamento ficassem sem o seu tratamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES