Espécie rara de macaco chega ao Zoo

Os piauienses, os estudiosos, os mais curiosos, já podem conferir de perto o macaco Cebus flavius, também conhecido como “macaco louro”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das 12 espécies mais raras do planeta, o macaco-prego-galego, que tem o nome cientÍfico (Cebus flavius), permaneceu durante mais de 300 anos como um verdadeiro enigma para a ciência. Citado apenas em antigos livros de naturalistas europeus que passaram pelo país nos séculos 17 e 18, o macaco não era visto desde então. Durante gerações, a espécie foi até mesmo dada como extinta.

Os piauienses, os estudiosos, os mais curiosos, já podem conferir de perto o macaco Cebus flavius, também conhecido como ?macaco louro?. É que o Parque Zoobotânico de Teresina, órgão administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), acaba de receber a doação de quatro macacos desta espécie, para o programa de reprodução em cativeiro.

A doação foi feita pelo Centro de Triagem do Ibama, que tem reconhecido o trabalho que o Zoobotânico vem desenvolvendo na área de reprodução animal. ?É uma espécie raríssima, que permaneceu perdida por um longo tempo. O Cebus flavius era visto somente em pintura que artistas produziam. Temos a informação que hoje, a espécie sobrevive apenas em alguns poucos fragmentos de Mata Atlântica dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. E agora, no Parque Zoobotânico de nossa capital?, ressalta o secretário Dalton Macambira.

O objetivo do Programa de Reprodução em Cativeiro no Parque Zoobotânico é garantir a manutenção de espécies raras, consideradas em extinção na natureza. Além disso, os animais nascidos em cativeiro, no futuro, podem ser reintroduzidos em seu habitat natural. O programa já deu resultados com nascimentos de filhotes de jaguatirica, répteis, araras, dentre outros. ?Tudo isso, graças ao manejo nutricional e empenho de veterinários, biólogos e toda a equipe do Zoobotânico?, acrescenta o coordenador do Parque, José Renato Uchôa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES