Esperança Garcia dá nome a formulário de prevenção ao feminicídio

O formulário eletrônico com base no Formulário Nacional de Avaliação de Risco, criado pelo CNJ, deve facilitar a avaliação de riscos de mulheres em situação de violência doméstica e familiar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra Mulher será na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro e segue durante os 16 dias de ativismo, com a conjugação de esforços de diversas entidades no sentido de dar visibilidade à violência doméstica e familiar, assim como na arquitetação de políticas de prevenção e enfrentamento desse tipo de violência.

A superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria de Segurança do Estado, delegada Eugênia Villa, revela que entre as ações que terão reflexo nesses dias, está o desenvolvimento de um formulário eletrônico com base no Formulário Nacional de Avaliação de Risco, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para facilitar a avaliação de riscos de mulheres em situação de violência doméstica e familiar com soluções específicas para as necessidades do Piauí.

A proposta com as modificações que dizem respeito às peculiaridades regionais do estado foram apresentadas a todos os juízes da capital e do interior. "Essa foi uma deliberação colegiada. Fomos até a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e transformamos esse formulário em um formato eletrônico que vai proporcionar a sua desterritorialização, sendo possível aplicá-lo no Piauí inteiro, além disso será uma medida prevista em lei", destacou a superintendente.

Eugênia Villa | Crédito: Raíssa Morais

Com isso, o Piauí segue na vanguarda na aplicação das políticas de prevenção à violência contra a mulher, uma vez que, segundo Eugênia Villa, o estado recebe mais um instrumento de enfrentamento à violência contra mulher, consistente em um mecanismo de prevenção para avaliar riscos e evitar o feminicídio, pautado em ciência, tecnologia e consciência. O formulário eletrônico receberá o nome de “Esperança”, em alusão a Esperança Garcia, mulher negra escravizada, considerada a primeira mulher advogada do Piauí que enviou uma carta ao governador da Província na qual denunciava violências e buscava por justiça.

"Quando tomamos essa política nacional e damos o nome de Esperança, nós estamos dando uma resposta a Esperança Garcia, que escreveu uma suplica ao governador em 1970 de seu sofrimento como uma mulher negra escravizada e com essa medida estamos dando uma resposta a essa carta escrita há mais de dois séculos", acrescentou.

Ainda de acordo com a delegada, com base em estudos do seu doutorado, 80% das mulheres que foram assassinadas na rubrica do feminicídio no Piauí são negras. "Nós continuamos com essa marca da colonialidade na atualidade. Mulheres negras representam o maior número de vítimas que sofrem feminicídio no estado, logo continuamos nessa perspectiva da questão da racialidade da mulher e esse formulário mostra que todas temos esperança na resposta do Judiciário", destacou.

52% das mulheres mortas no Piauí são por feminicídio

O formulário apresenta então fatores de risco que vão instruir o pedido da medida protetiva do Estado. O formato no padrão eletrônico do formulário Esperança Garcia, será lançado na segunda-feira (25), que também se tornará lei através de um projeto apresentado pelo deputado Franzé Silva. Todo segmento das polícias civil e militar será capacitado na aplicação e preenchimento do formulário eletrônico.

“No projeto de Lei nós mostramos a estatística do feminicídio no Piauí, com base nos dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), que mostram que em 2019, até a segunda quinzena de novembro, foram 44 mortes violentas de mulheres e desse total 24 foram feminicídios, portanto 52% das mulheres assassinadas no Piauí foram por violência doméstica ou discriminação de gênero”, afirma.

No formulário Esperança Garcia, a mulher responderá que tipo de agressões foi vítima: ameaças, perseguição ou atitudes que caracterizam violência psicológica. Poderá responder também se o denunciado tem acesso a algum tipo de arma, é dependente de álcool ou drogas ou apresenta ter doença psíquica.

O uso da tecnologia facilitará o trabalho dos policiais na coleta de informação e armazenamento de forma segura. “É dessa forma que nós entendemos que se faz política de segurança no enfrentamento à violência contra mulher e então vamos começar a conhecer os riscos aqui no Piauí e falar para o Brasil inteiro, quais são os fatores de risco que cercam as mulheres piauienses”, ressaltou a delegada Eugênia Villa.

Aspectos sociais sobre a violência contra mulher

Marcela Barbosa, professora, socióloga e pesquisadora nas áreas de violência de gênero e geração, feminicídio e violência contra mulher avalia que os aspectos sociais e culturais sobre a violência contra a mulher auxiliam a compreender os fenômenos da violência contra mulher e as desigualdades de gênero. Ela lembra que historicamente e socialmente existiu um processo de socialização e educação desigual, onde meninos foram educados a serem fortes, autônomos, com acesso a direitos e liberdade aos espaços públicos, já as meninas foram educadas a serem responsável pelas atividades domésticas, a serem recatadas e submissas.

Marcela Barbosa | Crédito: Raíssa MOrais

“Quem nunca ouviu a expressão 'menino não chora'? Já as meninas foram encorajadas a encontrem um 'príncipe encantado', com quem deveriam casar-se. Tais práticas contribuíram para a formação das masculinidades e feminilidades alimentadas por uma cultura machista e patriarcal. Quando um desses modelos é rompido, pode desencadear situações de violência e na maioria das vezes a violência é contra as mulheres”, descreveu.

Considerando a complexidade das relações sociais, a socióloga considera que se podem destacar situações que contribuem para os casos de violência contra as mulheres, tais como: a dependência econômica. “Ainda hoje há mulheres que não trabalham fora de casa, pois o marido ou companheiro não permite. Eles acreditam que as esposas devem ser responsáveis pelo lar e o cuidado aos filhos, cabendo a ele manter economicamente a casa; a falta de um apoio familiar é outro agravante, há situações que mulheres não têm apoio da própria família”, observou.

Em outros casos, moram longe dos familiares, ou sentem vergonha de expor sua situação; a dependência afetiva é outro sinal de preocupação, há mulheres que são independentes e que muitas vezes ganham até mais do que o marido, mas não conseguem romper o ciclo da violência, pois acreditam que o marido ou companheiro é única pessoa em sua vida e que não serão felizes com outro. Existem situações em que o próprio agressor subjuga a mulher, dizendo que ela não será feliz com outro. Neste caso, a autoestima e o psicológico da mulher são profundamente afetados.

“Muitas mulheres ainda temem fazer a denúncia, devido às ameaças do companheiro. O medo fala mais alto. Já em outras circunstâncias elas desconhecem as leis e as instituições que atuam em proteção aos direitos das mulheres. É um complexo de situações que permeiam a violência contra as mulheres, mas muita coisa já tem mudado e precisamos avançar mais. Por isso é uma responsabilidade de toda a sociedade, uma construção coletiva. Não é fácil para nenhuma mulher romper o ciclo da violência e não podemos condená-las. Nenhuma mulher gosta de apanhar”, conclui Marcela Castro. (W.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES