Esperança Garcia: OAB-PI ganhará busto de homenagem à 1ª advogada do Brasil

O símbolo é resultado de doação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e também estará na sede do Conselho Federal, em Brasília.

Fábio Novo, Marcus Nogueira e Carlos Anchieta | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um busto de Esperança Garcia será instalado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Piauí, em reconhecimento à primeira mulher Advogada do Brasil. O símbolo é resultado de doação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e também estará na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Na terça-feira (17), o diretor-tesoureiro da OAB, Seccional Piauí, Marcus Vinícius Nogueira se reuniu com o secretário de Cultura do Estado do Piauí, Carlos Anchieta e o deputado estadual, Fábio Novo, para firmar parcerias para as homenagens.

Fábio Novo, Marcus Nogueira e Carlos Anchieta firmaram parceria para doação de busto da Esperança Garcia |FOTO: Divulgação

O diretor-tesoureiro, Marcus Nogueira, ressaltou que trata-se de uma ação que visa eternizar e enfatizar a importância histórica da primeira Advogada da República Federativa do Brasil, sobretudo, na luta por direitos das mulheres e dos negros.

“Ter um busto de Esperança Garcia na sede da OAB-PI é reconhecer uma luta árdua, exemplar, que continua viva nas novas gerações. Esperança viveu no século XVIII e batalhou por direitos que deram início à busca por igualdade racial e paridade de gênero. Valores estes defendidos com muito esmero pela nossa casa, que terá a honra de receber uma representação física da figura da primeira mulher Advogada do Brasil”, disse.

Reconhecimento

O deputado Fábio Novo destacou a necessidade da homenagem. “A OAB-PI solicitou via Ofício a doação de um busto para representar os feitos de Esperança Garcia .A obra vai ser feita por um dos maiores artistas plásticos piauienses, Braga Tepi, e deve ser entregue em março, quando também acontece o lançamento do  filme de Esperança Garcia, sob direção de Douglas Machado”, pontuou.

O secretário de Cultura do Piauí reforçou que a entrega dos dois bustos de Esperança Garcia será feita dentro de uma programação especial voltada à sociedade piauiense. “Uma homenagem como forma de reconhecimento ao legado de Esperança Garcia”, citou.

Em 2022, o Conselho Federal da OAB (CFOAB) fez o reconhecimento de Esperança Garcia como a primeira Advogada brasileira. Ela já era reconhecida como a primeira Advogada do Piauí desde 2017.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES