Espetáculo Paixão de Cristo de Floriano terá cerca de 350 atores em cena

Sob a organização do Grupo Escalet, a Paixão de Cristo de Floriano se consolidou como uma das maiores encenações do Brasil

Espetáculo Paixão de Cristo de Floriano terá cerca de 350 atores em cena | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Floriano, distante cerca de 245 km de Teresina, pulsa cultura e religiosidade. A fé de seu povo aliada à força do teatro impulsionam há 28 anos a realização do espetáculo que narra a vida e morte de Jesus Cristo durante a Semana Santa. Sob a organização do Grupo Escalet, a Paixão de Cristo de Floriano se consolidou como uma das maiores encenações do Brasil, atraindo público de diferentes regiões. Para a edição 2023 do evento, os preparativos estão a todo vapor. O espetáculo conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult); da Prefeitura de Floriano, Armazém Paraíba, Ferroleste, Lei Rouanet e governo federal.

Espetáculo Paixão de Cristo de Floriano terá cerca de 350 atores em cena - Imagem: Divulgação

Ao todo, cerca de 350 atores estarão em cena, entre eles o elenco convidado já confirmado: Nívea Maria interpretará Maria; Guilherme Leicam dará vida a Jesus; Nando Rodrigues fará Pilatos; e Roberto Berindelli irá incorporar Caifás. As apresentações serão nos dias 7 e 8 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca.

O espaço, de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber 5 mil espectadores por apresentação.

Espetáculo Paixão de Cristo de Floriano terá cerca de 350 atores em cena - Imagem: Divulgação

História

“A apresentação da Paixão de Cristo do Piauí começou em meados da década de 1990, quando senti o desejo de revitalizar os autos religiosos por meio do teatro. Naquela época, reuni o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, ministramos oficinas e seminários e, então, conseguimos selecionar o elenco para a primeira montagem”, lembra César Crispim, autor, diretor e produtor do evento.

O espetáculo foi tomando corpo e proporções cada vez maiores, exigindo que a estrutura do evento também acompanhasse o crescimento diante do público. Foi quando, nos anos 2000, o Grupo Escalet, num ato de ousadia e esforço coletivo, iniciou a construção do Teatro Cidade Cenográfica, que, no ano seguinte, passou a ser o palco oficial da encenação.

“A construção do Teatro Cidade Cenográfica foi um grande passo para tornar a apresentação mais brilhante. Em seguida, resolvemos dar uma dimensão ainda mais grandiosa com a participação de artistas consagrados e famosos para atuarem no espetáculo. Conquistamos maior prestígio e repercussão nacional ao longo desses anos e, hoje, temos orgulho em ser uma das maiores encenações da Paixão de Cristo do Brasil”, pontua Crispim. 

Espetáculo Paixão de Cristo de Floriano terá cerca de 350 atores em cena - Imagem: Divulgação

Até mesmo em 2020 e 2021, quando a pandemia da Covid-19 surpreendeu a população mundial, o espetáculo foi realizado em datas e formato diferentes do tradicional. “Estávamos com o evento todo preparado para 2020, quando todas as atividades foram suspensas devido ao coronavírus. Aguardamos e seguimos as orientações das autoridades de saúde e, quando foi possível, realizamos a encenação com transmissão on-line. Não podíamos deixar de levar uma mensagem de fé aos fiéis, sobretudo em um momento tão conturbado da nossa história”, detalha o diretor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES