Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Teresina, nesta sexta-feira, 26

A população terá acesso gratuito para que possa apreciar toda a apresentação e as famosas acrobacias aéreas da esquadrilha

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Teresina, nesta sexta-feira, 26 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após 12 anos sem apresentações, Teresina recebe, nesta sexta-feira (26), aeronaves da Esquadrilha da Fumaça para um espetáculo gratuito na Arena do Teresina Shopping, zona Leste da cidade. O evento possui entrada gratuita e deve ter início às 16h30, na Arena do Teresina Shopping. Ao todo, a apresentação terá duração de 35 minutos e cerca de 50 acrobacias.

De acordo com a organização do evento, o show aéreo reúne sete aeronaves do modelo A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira. Em Teresina, a Esquadrilha da Fumaça já realizou algumas demonstrações, sendo a última em 2010. Existe uma expectativa de que mais de duas mil pessoas prestigiem o evento, no fim da tarde desta sexta-feira.

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Teresina, nesta sexta-feira, 26 - Foto: Ascom

Os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) estarão trabalhando durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, nas imediações da Arena do Teresina Shopping, na avenida Raul Lopes e na rua Lima Rebelo, no bairro dos Noivos, zona Leste, para dar maior fluidez no trânsito, orientar os condutores e pedestres e garantir a segurança viária de todos que irão participar deste grande evento da Prefeitura Municipal de Teresina.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça faz parte da programação de aniversário dos 170 anos de Teresina. Será disponibilizada, por meio de trio elétrico, uma narração feita por um grupo especializado da Força Aérea, comentando sobre as aeronaves e manobras que serão realizadas na ocasião. A apresentação terá apoio, também, do Armazém Paraíba.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Teresina, nesta sexta-feira, 26 - Foto: Ascom

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.

Diante do reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES