Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Estado contrata leitos de UTI em hospitais particulares

Com ocupação crescente nas UTIs públicas, leitos privados serão alugados

Compartilhe


O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, vai alugar mais leitos em hospitais particulares do estado para atender pacientes com covid-19. A Sesapi fez o chamamento 01/2020 a fim de contratar leitos da rede particular e até o momento houve uma contratação. Foram alugados 10 leitos de UTI e 10 apartamentos tipo suíte no Hospital Prontomed.

Por conta da necessidade de ampliação da rede, o chamamento público encontra-se aberto e está publicado no Diário Oficial do Estado até preencher o total requisitado que é contratação de 60 leitos de UTIs e 30 leitos de apartamentos.

A medida, anunciada pelo secretário Florentino Neto, foi tomada levando em conta a alta concentração de casos da doença na capital piauiense e também a ocupação crescente dos leitos existentes em toda a rede, que já está no patamar de 49,65%. A operação é feita dentro do que é parametrizado como exigência necessária para a existência de compatibilidade entre os leitos clínicos e de UTI.

“Estamos vendo o esgotamento crescente na rede privada e na rede pública. Por isso mesmo, as nossas equipes estão mobilizadas diuturnamente para ampliar os leitos de UTI e Estabilização para atender as pessoas que necessitem de apoio de suporte avançado”, afirma o gestor. A intenção do Governo do Estado com essa ampliação de leitos é garantir o atendimento a todos os piauienses que necessitarem.

“Já aumentamos o número de leitos públicos no estado, município, federação e o Hospital São Marcos está incluído nessa operação com leitos disponíveis pelo SUS para atendimento de Covi-19”, destaca Florentino. Segundo ele, o aluguel de leitos abre a possibilidade de atender pacientes do Sistema Único de Saúde também na rede privada.

A Secretaria de Saúde está buscando garantir leitos para os piauienses a fim de evitar o colapso no sistema de saúde. “Nós não podemos esperar que as coisas aconteçam. Alugamos os primeiros leitos e estamos em tratativas para alugar ainda mais para que eles fiquem disponíveis e com equipes disponíveis para serem usados por quem precisar, afirma.

O secretário Florentino Neto destaca que ficar em casa neste momento de crescimento da curva de contaminação é importante porque é a maneira mais eficaz para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar