Estado do Piauí tem o melhor projeto de cultura do Brasil

Estado do Piauí tem o melhor projeto de cultura do Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Unidade Escolar Areolino Le?ncio da Silva, localizada na comunidade Boquinha, zona rural de Teresina, tem o melhor projeto de incentivo ? cultura do Brasil. A afirma??o vem com o reconhecimento, no ?ltimo dia 18 de dezembro, do Pr?mio Cultura Viva do Minist?rio da Cultura. A escola concorreu com outras 400 de todo o pa?s e ficou em primeiro lugar.

Cultura Casca Verde ? emancipa??o cultural e cidadania. Este ? o nome do projeto desenvolvido com a participa??o de 121 alunos. ?O projeto nasceu com o objetivo de promover a?es educativas e art?sticas entre crian?as, adolescentes e jovens que dialoguem com suas pr?ticas culturais visando a sua ressignifica??o?, informa o coordenador do projeto, professor Francisco Pereira.

O Pr?mio Cultura Viva premiou os primeiros lugares nas categorias Escola P?blica de Ensino M?dio, Funda??o e Institui??o Empresarial, Grupo Informal, Organiza??o da Sociedade Civil e Ponto de Cultura. ?O Projeto Casca Verde existe desde 2004, com a proposta de misturar as culturas rural e urbana, construindo saberes e atitudes de paz na escola?, completa Francisco.

O programa procura construir com a localidade experi?ncias que valorizam sua identidade cultural, alternativas de desenvolvimento auto-sustent?vel e solid?rio, forma??o de adolescentes e jovens atrav?s de experi?ncias concretas com a arte e a cidadania e o di?logo necess?rio com o mundo globalizado. ?O campo n?o pode ser tratado como uma ilha de pobreza e conservadorismo?, diz Francisco.

Al?m da Seduc, o programa conta com o apoio da Universidade Estadual do Piau?, Funda??o Cultural Monsenhor Chaves e a Secretaria Municipal de Educa??o. ?Da uni?o desses esfor?os o Casca Verde j? conquistou muito, inclusive o maior interesse dos alunos pelas atividades escolares,? diz a diretora Edi Borges.

Do programa resultou a produ??o do document?rio "Os amores de Teresa", do CD Casca Verde, Mauro dos Teclados, Coco Doce e do coral infantil "Patativas", aquisi??o continuada de instrumentos musicais e equipamentos para as oficinas de artes manuais, pagamento de duas bolsas mensais para mestre de cultura da pr?pria comunidade, dentre outros.

A estudante Nath?lia Pereira da Silva destaca a import?ncia do projeto para a comunidade. ?Nossa cultura ? bel?ssima e h? muito tempo estava escondida. Hoje ? mostrada para outras pessoas que nunca imaginaram que uma comunidade tivesse tanto segredo e um grande e valioso ouro, que ? a nossa cultura?, diz.

O Casca Verde oferece cursos de bal?, teclado, teatro, leitura e escrita, agentes culturais, bijuterias, artes manuais, coral, percuss?o, composi??o e cavaquinho. ?O sucesso do projeto Casca Verde na comunidade Boquinha ? t?o grande que as a?es de resgate da cultura popular j? come?am a se expandir para cidades do interior. Pedro II, Piracuruca, Esperantina e Oeiras est?o iniciando projetos nos moldes do Casca Verde, com o objetivo de realizar document?rios sobre festas e tradi?es piauienses, al?m de realizar pesquisas sobre artesanato regional, movimentos sociais e cultura do Piau?, declara o professor Francisco.

Com o objetivo de dar continuidade e ampliar o projeto, o colaborador do Casca Verde e professor de Sociologia da Universidade Estadual do Piau?, Luciano Melo, realizou um relat?rio anual de atividades, como forma de prestar contas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES