Estado do Piauí vai ter Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio

O Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio vai fazer o acolhimento do público-alvo através de triagem de demandas espontâneas ou reguladas

Estado do Piauí vai ter Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior e a equipe da Gerência de Atenção à Saúde Mental, realizam nesta quarta-feira (11), às 9h, uma visita às futuras instalações do Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio, localizado no Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde (Ambulatório Azul) do HGV. O Núcleo vai fazer atendimento ambulatorial de pessoas em sofrimento psíquico.

O Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio vai fazer o acolhimento do público-alvo através de triagem de demandas espontâneas ou reguladas, com atendimento multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, assistente social e terapeuta ocupacional; haverá escuta qualificada e intervenções diretivas pela equipe com acolhimento e orientações aos familiares da pessoa atendida pela equipe; o Núcleo também vai fazer dispensação farmacológica e articulação com as Redes de Atenção para cuidado compartilhado.

Secretário de Saúde, Neris Júnior - Foto: Ascom

A Gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virginia Pinheiro, afirma que o  objetivo do Núcleo é atender pessoas em sofrimento psicológico com comportamento suicida reguladas dos Serviços de Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossocial, Rede Hospitalar e Rede Intersetorial.  “Acolher pessoas com ideação suicida ou que tentaram suicídio, articulando com as Redes de Atenção um cuidado compartilhado é o nosso foco”, afirma.

Para o Secretário de Saúde, Neris Júnior, a implantação do Núcleo vai trazer muitos benefícios para o tratamento da saúde mental no Piauí. “Será possível ter um serviço de referência estadual para o atendimento de pessoas que vivenciam sofrimento psíquico associado a comportamento suicida. A equipe multidisciplinar qualificada vai fazer toda a diferença para reduzir os casos de violência autoprovocada da população piauiense, diminuindo as taxas de mortalidade por suicídio” diz o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES