Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Estado prevê VLT de Teresina para 2017

Mobilidade urbana da capital deverá ser reestruturada

Compartilhe
Google Whatsapp

Em reunião com o governador Wellington Dias, na noite desta terça-feira (27), membros da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e da Fundação Cearense de Pesquisa da UFCE trataram de estudos para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Teresina. Estão previstas para a obra investimentos na casa de R$ 1 bilhão aplicado na modernização do sistema metroviário da capital piauiense.

“Nós estamos trabalhando o projeto que trata do metrô de Teresina. Temos um projeto para até o fim de janeiro termos a conclusão da primeira etapa dos estudos, com previsão de que até maio seja concluída a parte final. Após a projeção teremos condições para nos próximos meses estar licitando trens, materiais de infraestrutura, trabalhando a modernização de dormentes, e dando corpo ao novo sistema de transporte sobre trilhos”, pontuou Dias.

Governador recebe empresários e estuda projeto de implantação de VLT em Teresina (Crédito: Francisco Gilásio)
Governador recebe empresários e estuda projeto de implantação de VLT em Teresina (Crédito: Francisco Gilásio)

O VLT de Teresina prevê investimentos substanciais por parte do Governo do Estado. Serão cerca de 600 milhões de reais investidos diretamente por meio do governo, somados a cerca de 230 milhões de reais investidos via Caixa Econômica Federal. “Nós temos liberado e disponibilizado, no PAC Mobilidade, 210 milhões de reais e temos agora as condições, com a iniciativa privada, de criar linhas novas onde o setor privado acrescente aquilo que está programado pelos técnicos do Estado”, explicou o governador.

Uma das iniciativas privadas interessadas em investir na mobilidade urbana da capital é a empresa portuguesa Barraqueiro. A multinacional trabalha na operação de linhas de ônibus, metrôs, ferrovias e barcos em diversas cidades europeias com circulação superavitária de passageiros. Técnicos portugueses da empresa deverão visitar o Piauí em breve. O equilíbrio fiscal do governo e o interesse em investir em mobilidade têm chamado a atenção da empresa para investimentos seguros no Estado.

O objetivo é criar no Piauí um sistema de VLT sustentável, eficiente e de melhor alternativa de custo e operação. Para o técnico da Fundação Cearense de Pesquisa, o professor José Sales, a previsão é de um sistema de mobilidade metroviário robusto e eficiente.

“Prevemos melhoria e ampliação da linha já existente, a que liga a Praça da Bandeira ao Grande Dirceu. Ela deverá se estender até a rodoviária e até o Centro Administrativo, de forma que ofereça mais ganhos para o usuário. Essa linha consolidada será a espinha dorsal do novo sistema. Incorporaria os grandes emissores e receptores de viagens e seria interligada com os pontos de integração já existentes, como os terminais de ônibus. Os próximos passos são definir essas linhas, fazer a análise de risco dessa expansão e ver onde estão localizados os pontos de maior circulação dos futuros usuários do sistema VLT de Teresina”, adiantou Sales.

Governador recebe empresários e estuda projeto de implantação de VLT em Teresina (Crédito: Francisco Gilásio)
Governador recebe empresários e estuda projeto de implantação de VLT em Teresina (Crédito: Francisco Gilásio)

Além dos estudos de engenharia e financiamento, devem ser realizadas análises de risco e de modelagem jurídica. Na reunião com o governador ainda foi apresentado um resumo telegráfico, em que foram expostas questões de garantia e de atribuição técnica. Também foi pontuada que as linhas metroviárias deverão envolver a rodoviária e o Centro Administrativo do Estado, em consonância e integração com os planos diretores de transporte e mobilidade de Teresina e da cidade maranhense de Timon.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto