Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Estimular as crianças no dia a dia é necessário; Saiba como!

Os estímulos contínuos são fundamentais para garantir um bom desempenho nas atividades de vida diária

Compartilhe

Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento global da criança e de cada uma das suas habilidades de comunicação que são adquiridas e aprimoradas com o passar do tempo. Em tempos de isolamento social, a fonoaudióloga da Intermed Michele Poluca falou da importância de se manter a socialização e estimulação das crianças para a manutenção do desenvolvimento da linguagem e da fala.

“A família é um dos primeiros contextos de socialização da criança, assim as estimulações no ambiente doméstico proporcionam uma variedade de experiências perceptivas, contribuindo para o desenvolvimento de linguagem e fala. Ouvir, olhar, sentir, observar são estímulos contínuos sobre o desenvolvimento da criança e fundamentais para garantir um bom desempenho nas atividades de vida diária. Com isso, é importante manter esse estímulo com a família em casa para que o retorno à escola seja tranquilo, sem interrupções nesse processo de aprendizagem”, explicou.

Michele disse que uma das formas de participação dos pais neste processo é através do brincar. “Em um ambiente rico em estímulos, cada momento pode e deve ser aproveitado. São inúmeras as oportunidades de incentivar e estimular a linguagem oral de uma forma natural e divertida”, disse.

Os estímulos contínuos são fundamentais para garantir um bom desempenho nas atividades de vida diária | FOTO: Divulgação

De acordo com Michele, o brincar traz um contexto do desenvolvimento das capacidades sociocognitivas, permitindo instalação de novos padrões de resposta ao repertório da criança, favorecimento do processo de aprendizagem, aumento do vocabulário e estimulação das habilidades narrativas, entre outras.

“É importante ressaltar que as crianças evoluem de maneira natural e individual, em velocidades e modos distintos, de acordo com o ambiente em que vivem, aos estímulos que são expostos e com características únicas”, explicou Michele.


Para ajudar os pais no dia a dia com suas crianças, Michele deu algumas dicas:

–   Não adivinhe o que a criança quer.

–   Fique sempre na mesma altura da criança quando for falar com ela.

–   Propicie situações em que a criança precise expressar-se como, por exemplo, contar como foi seu final de semana, falar do seu animal de estimação, etc…

–   Use palavras simples e frases curtas.

–   Fale sempre corretamente, sem usar diminutivos.

–   Proponha brincadeiras de imitação, abusando das onomatopeias. Exemplo: como o telefone toca? Imitem um avião, o som do carro.

–  Dê atividades que trabalhem com os órgãos da fala: estale os lábios, vibrem a língua.

–   Explore as músicas infantis.

–  Apresente variados tipos de sons, solicitando que descubram do que se trata. Exemplo: liquidificador, vendaval, janelas quebrando, campainha tocando.

–  Coloque vários objetos numa “caixa secreta” e vá retirando um por vez: deverão nomeá-los e dizer suas funções.

–  Ofereça instruções que envolvam conceitos de esquema corporal, orientação espacial. Exemplo: peguem o quadrado amarelo; coloquem o bloco vermelho embaixo do azul.

–  Brinque com a entonação falando a mesma frase de diferentes formas.

–  Diga palavras que pertençam à mesma categoria. Exemplo: frutas, animais, partes do corpo.

 

 



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar