Estoques de doses da vacina contra gripe serão reabastecidos no Piauí

Procura por vacina nos primeiros dias da Campanha Nacional contra a Gripe acabou com o estoque em alguns municípios e na capital, Teresina

Vacina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, a procura por vacina nos primeiros dias da Campanha Nacional contra a Gripe acabou com o estoque em alguns municípios e na capital, Teresina. A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do estado, Kassia Barros, conta que a procura está bem maior que nos últimos anos e muitas pessoas procuraram o serviço ao mesmo tempo. Ela pede calma à população, lembra que a campanha vai até o dia 22 de maio e assegura que haverá vacinas para todos.

A primeira etapa é destinada a idosos de 60 anos ou mais e  e trabalhadores de saúde e a Secretaria ampliou a rede de atendimento, além de criar dois postos ‘drive thru’, de vacinação dentro do carro.

Em Teresina, foram instalados postos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e igrejas, para evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirma que os dois postos drive thru, que vacinam pessoas com mais de 60 anos, estão localizados na Ponte Estaiada e no Parque da Cidadania. Nesses locais o idoso não precisa sair do carro para receber a dose de vacina trivalente – contra três tipos de Influenza.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí, os municípios têm autonomia para definir a estratégia de vacinação, de modo a evitar formação de filas e tumulto. Algumas cidades resolveram levar as vacinas para escolas municipais, em que há espaços arejados e amplos. Outras imunizam nas Unidades Básicas de Saúde. 

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Piauí fala sobre a campanha. 

“O público-alvo dessa primeira etapa são os idosos e trabalhadores da saúde e a campanha vai de 23 de março a 15 de abril, ou seja, é todo esse período para vacinar. Mas a população, como nunca ocorreu, está procurando de forma muita rápida e todos ao mesmo tempo. Logo que chegar a próxima remessa do Ministério, a gente vai distribuir para as regionais, que, por sua vez, distribuem para os municípios.”

A Secretaria de Saúde recebeu, para dar início à campanha, 67% da quantidade prevista para essa fase. O restante, suficiente para garantir a vacinação do público-alvo, está sendo enviado pelo Ministério da Saúde. (Agência RadioMais)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES