Estrutura desaba, atinge ônibus e fecha túnel na zona Sul do Rio

Não há feridos, segundo bombeiros. Túnel Acústico e Avenida Niemeyer estão fechados, e Linha Amarela é opção que liga as zonas Sul e Oeste. Chuva e trânsito parado colocaram a cidade em estágio de crise.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desabamento de uma estrutura de concreto no Túnel Acústico, na Gávea, Zona Sul do Rio, atingiu um ônibus e interditou a via no início da tarde desta sexta-feira (17). Chovia no momento do acidente, e imagens aéreas mostram que houve deslizamento de terra sobre o túnel. Segundo os bombeiros, ninguém se feriu.

Com a interdição, o trânsito piorou, e o Centro de Operações determinou estágio de crise na cidade, o mais alto. Ainda pela manhã, no Túnel Rebouças, que liga as zonas Norte e Sul, um acidente que provocou a morte de uma pessoa já tinha deixado o trânsito do Rio intenso. O Centro de Operações havia determinado, mais cedo, o estágio de atenção.

Interdições

Por volta das 13h30, havia interdição total nas seguintes vias:

Avenida Niemeyer

Túnel Acústico

Túnel Zuzu Angel

O Túnel Rebouças, que tinha bloqueios parciais, foi totalmente liberado para o tráfego por volta de 14h. Com o fechamento da Niemeyer e do Túnel Acústico, os trajetos entre as zonas Sul e Oeste do Rio devem ser feitos pela Linha Amarela. O caminho do Alto da Boa Vista não é recomendado devido aos riscos para motoristas durante a chuva.

Túnel Acústico

De acordo com o motorista do ônibus atingido pela queda da estrutura de concreto, Thiago dos Santos, já havia engarrafamento no momento do acidente na região do Túnel Acústico (veja vídeo abaixo). O veículo é da linha troncal 4, que faz o trajeto de São Conrado à Rodoviária Novo Rio.

"Estava engarrafado, eu vi desmoronando e aí eu pedi passagem, e ninguém queria parar. Eu joguei o ônibus na frente, quando eu joguei o ônibus na frente, desmoronou em cima do ônibus e eu me joguei embaixo do volante", disse o motorista.

O motorista afirmou não ter visto nenhum outro carro atingido pelo desabamento, justamente porque ele atravessou o coletivo no meio pista para impedir o avanço dos outros veículos.

No início da tarde, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar avaliavam eventuais novos riscos na área do desabamento próximo ao túnel.

O engenheiro civil e professor do departamento de engenharia civil da PUC-Rio, Daniel Cardoso, disse que bombeiros contaram a ele que um grande volume de terra se deslocou.

Segundo ele, as placas que estão no teto e que desabaram são de concreto. “Aparentemente, elas são simplesmente apoiadas na estrutura do muro na lateral e na parte central, então pode ser que elas tenham se movimentado durante o deslizamento de terra”, explicou ele.

Para não piorar o trânsito na cidade no fim do dia, no horário de pico, o prefeito Marcelo Crivella pediu aos servidores públicos municipais que encerrem o expediente mais cedo.

Crivella esteve no local do desabamento e também fez um apelo para que moradores da Zona Sul e da Barra da Tijuca permaneçam em casa.

“Quero pedir aos funcionários públicos do município que interrompam as atividades mais cedo e possam ir para casa, para que na hora do rush a gente tenha menos carros nas ruas. Quem mora na Zona Sul e na Barra, se puder, deve evitar sair de casa hoje, devido à Niemeyer e à Lagoa-Barra estarem com problemas”, disse Crivella, que destacou que a prefeitura está concentrando esforços para normalizar a situação o quanto antes.

Deslizamento na Niemeyer

Nesta quinta (16), a Avenida Niemeyer foi interditada após outro deslizamento de terra e ainda não há previsão de reabertura. A terra tomou a pista da avenida e até parte da ciclovia. A queda de barreira aconteceu após uma noite de chuva moderada e ocasionalmente forte.

Previsão de chuva forte nesta sexta-feira

Segundo o Centro de Operações, a previsão é de tempo nublado e chuvoso durante toda esta sexta-feira, com possibilidade de chuva moderada a forte de forma rápida na parte da tarde.

Os ventos também podem ser moderados e fortes a partir da tarde, e as temperaturas permanecerão amenas, com máxima prevista de 27°C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES