Estuda mostra que Infecção, e não briga, causou aborto e morte de mulher de Dom Pedro 1º

Cólicas, vômitos, sangramentos e delírios foram frequentes nas últimas semanas de vida da imperatriz Leopoldina

A análise nos restos da Dona Leopoldina, | Valter Muniz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cólicas, vômitos, sangramentos e delírios foram frequentes nas últimas semanas de vida da imperatriz Leopoldina de Hasburgo, primeira mulher de Dom Pedro 1º, em 1826. As famosas puladas de cerca do imperador com a Marquesa de Santos podem até ter incomodado a austríaca, mas não foram a causa de sua morte, revelou o médico legista Luiz Roberto Fontes, que ajudou na delicada análise forense da família imperial, realizada entre março e agosto de 2012 para o trabalho de mestrado da arqueóloga e historiadora Valdirene Ambiel.

Fontes afirmou nesta quarta-feira (3) que uma doença grave causou o aborto e o óbito de dona Leopoldina, e não uma briga entre o casal na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, como divulgavam alguns livros de história.

"O que temos condições de dizer, hoje, é do que a imperatriz não morreu. Se houve mesmo uma briga por causa da traição de Dom Pedro 1º, ela não tem a ver com a morte de dona Leopoldina", explica o legista ao público de uma palestra no MusIAL (Museu do Instituto Adolfo Lutz). "Ela teve uma infecção grave, mas não sabemos ainda qual é essa doença. Precisamos de mais análises para descobrir a causa da morte."

"A tomografia não mostrou fratura no fêmur ou em outro osso, descartando a lenda da queda de uma escada ou do acidente [provocado por Dom Pedro]. Pelos exames, vimos que a causa pode ser uma grave infecção que ela teve por três semanas."

A primeira ameaça de aborto ocorreu em 19 de novembro, quando a imperatriz teve um pequeno sangramento. Com a piora do quadro no decorrer da semana, ela passou a sofrer, também, de febre e fortes diarreias, que indicam uma hemorragia intestinal perigosa para uma gestante.

Em 30 de novembro, somaram-se os delírios até que os registros médicos apontaram o aborto de um feto masculino, com cerca de três meses, em 2 de dezembro, dias antes de Leopoldina falecer. Mesmo após perder o bebê, Leopoldina não melhorou e passou a ter cada vez mais delírios, febre e hemorragias, "ou seja, ela estava em um claro quadro séptico, um quadro de morte", disse o legista.

Como foi o trabalho

O trabalho de mestrado da historiadora e arqueóloga não se resumiu a exumar os restos mortais do imperador Dom Pedro 1º e de suas duas mulheres, dona Leopoldina e dona Amélia (segunda mulher do imperador), mas também de desenterrar uma história do século 19 que estava abandonada à umidade e aos cupins.

Goteiras, urnas internas mal conservadas (cada corpo é mantido dentro de três caixões, além do sarcófago de granito) e até erros nas placas comemorativas ? o nome da italiana Amélia de Leuchtenberg, por exemplo, ganhou um Maria ? foram encontrados na cripta imperial, que fica no Monumento à Independência, na zona sul de São Paulo.

"O que me motivou a fazer esse trabalho de exumação da família imperial foi o problema com a umidade na cripta. Uma reforma ocorreu na década de 1980, quando os corpos foram trasladados temporariamente, mas as infiltrações continuaram depois", disse a pesquisadora no MusIAL.

Uma equipe ajudou a pesquisadora nesse trabalho de exumação. O Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo) fez a cromatografia gasosa e a análise fúngica, que descartaram a presença de gases inflamáveis nos caixões ou o risco de contágio da equipe, e o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas fez exames de ressonância magnética e tomografia.

Valdirene também coordenou a decapagem na ossada do imperador, um trabalho de limpeza para retirar resíduos do esqueleto antes da tomografia; higienização dos ornamentos - desde as dezenas de botões de Dom Pedro até as joias das imperatrizes, que devem ser expostos em breve -; e um novo tratamento de preservação do corpo de Amélia, que estava mumificada, para impedir a deterioração após o contato com o ar exterior.

Além disso, a pesquisadora também acondicionou os restos mortais da família imperial em novas urnas funerárias forradas de linho branco - a da segunda mulher de Dom Pedro ganhou, ainda um visor de vidro para que não seja preciso abrir a esquife, facilitando a observação semanal que a historiadora se comprometeu a fazer da cripta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES