Estudante da Uespi desenvolve tecnologia para automação residencial

A ideia se baseia na tecnologia de comunicação móvel, a mesma utilizada para realizar ligações e chamadas

Estudante da Uespi desenvolve tecnologia para automação residencial | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estudante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Glenerson Vieira, idealizou e executou uma proposta de automação residencial por meio da tecnologia de comunicação móvel. A iniciativa foi desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit). Entre as possibilidades do projeto estão acender ou desligar uma lâmpada com um simples comando pelo telefone celular.

A ideia se baseia na tecnologia de comunicação móvel, a mesma utilizada para realizar ligações e chamadas, dessa forma, o projeto utiliza sinais de frequência para executar comandos. “Conseguimos construir uma placa eletrônica capaz de receber ligações de qualquer telefone e a qualquer distância, desde que tenha sinal telefônico. Essa placa consegue executar comandos de acionamento de dispositivos previamente programados para captar a informação advinda do usuário”, explicou o discente que desenvolve a proposta.

Veja o vídeo demonstrativo

O professor Juan de Aguiar é o pesquisador orientador desse projeto. Ele afirma que o primeiro passo para consolidar essa expertise no segmento tecnológico é explorar a tecnologia utilizada para a realização de automação e interação entre máquinas. “É isso que temos feito e a academia deve continuar promovendo a formação de profissionais nessa área para o mercado de trabalho”, afirma o docente.

Material utilizado para a experiência - Foto: Divulgação

Glenerson ressalta que, por meio desse sistema, é possível realizar a programação de qualquer dispositivo elétrico sem ter um contato direto com ele. “No caso da automação residencial, é possível acionar uma lâmpada ou ventilador pelo celular, dentro de casa ou até mesmo fora, possibilitando comodidade, conforto e até mesmo segurança, pois não existe um contato direto com esse equipamento”, pontuou o estudante do 5º período do curso de Engenharia Elétrica.

Essa tecnologia permite o controle total dos dispositivos eletroeletrônicos de uma casa ou até mesmo industrial, por meio de uma simples chamada telefônica a qualquer distância, horário e sem a necessidade de internet. O aluno e o professor estudam agora a viabilidade desse sistema aplicado em novos dispositivos, tais como aparelhos de mídia e ar-condicionado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES