Estudante de Pedro II conquista 980 pontos na redação do Enem 2022

O tema da redação foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estudante Giovanna Cristine Viana, de 21 anos, moradora de Pedro II, no Norte do Piauí, tirou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Essa é considerada a segunda maior nota possível na prova. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (8), pelo Ministério da Educação (MEC). 

O tema da redação foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Estudante de escola pública, Giovanna concluiu o ensino médio no Instituto Federal do Piauí (IFPI) em Pedro II. Ela trancou o curso de Administração e passou a estudar sozinha para o Enem, em casa. A jovem ainda não decidiu o curso que deseja direcionar a nota.

Estudante de Pedro II, Giovanna Cristine conquista 980 pontos na redação do Enem 2022 (Foto: Reprodução)

A nota da Redação não é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Segundo o MEC, os textos são corrigidos um a um por mais de 5 mil avaliadores. Destes, cada um recebe até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias. 

A avaliação do desempenho depende dos seguintes fatores: 1) Compreensão da proposta de redação; 2) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; 3) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; 4) Elaboração de proposta de solução para o problema abordado, respeitando valores e considerando as diversidades socioculturais; e 5) Seleção e organização das informações. Cada um dos critérios concede um máximo de 200 pontos. Somando todos, chega-se ao total de 1000.

Notas já estão disponíveis

As notas do Enem podem ser consultadas na internet, por meio da Página do Participante. Inicialmente, o resultado estava previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (13/1), mas foi antecipado. 

"O Ministério da Educação antecipou a divulgação do resultado do Enem para quinta-feira (9). Com a publicação das notas obtidas no Exame, os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu, Prouni ou Fies", informou o MEC nas redes sociais. 

Os participantes poderão acessar a nota por meio da página do Inep. Para acessar, é necessário fazer o login, informar o CPF e a senha cadastrada no sistema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES