Estudante se passa por rico e amigo manda assaltantes roubá-lo

A vítima e o amigo são menores de idade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudante de 16 anos quis ganhar respeito dos demais colegas de classe em São Paulo. Para isso, chamou a atenção deles na internet revelando sua intimidade. Aluno de um colégio particular e morador da região da Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista, ele passou a fingir que era rico em seu perfil no Facebook. Para isso, postou fotos de eletrônicos que comprou em sua viagem mais recente à Europa.

Um amigo dele, também com menos de 18 anos e que recentemente abandonou a mesma escola por faltas, se interessou pelos pertences do colega exibidos na web. Semanas atrás, ele visitou o estudante, que sentiu falta de uma chave de casa após o encontro. Na noite de terça-feira (29), o jovem que furtou a chave a entregou a dois assaltantes adultos que entraram no imóvel e renderam o aluno e seus pais.

Os criminosos, no entanto, não encontraram todos os produtos que haviam sido encomendados pelo então amigo da vítima. Eles decidiram, então, levar R$ 300 em dinheiro, telefones celulares e joias. Uma empregada da residência, que não foi vista pelos assaltantes, avisou a uma vizinha, que telefonou para o número 190 da Polícia Militar.

Em pouco tempo, policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) chegaram ao local. Segundo a Polícia Civil, o colega do estudante assaltado alertou os dois criminosos pelo celular.

Os criminosos, que deixavam o prédio pela porta da frente com os objetos roubados, decidiram pular um muro para escapar da PM e foram parar no estacionamento de um teatro ao lado. Testemunhas afirmaram ter escutado tiros após a Rota entrar. A dupla chegou a ser levada ferida para um hospital, mas morreu. Os suspeitos já tinham tido passagens pela polícia por outros crimes e haviam saído da prisão havia uma semana após cumprirem penas por assaltos.

A PM alegou que os criminosos estavam armados e foram mortos em confronto. Nenhum policial ficou ferido na ação. Como o caso envolveu resistência à prisão com morte, foi levado para investigação do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

A equipe C Leste, comandada pela delegada Fabiana Sarmento de Sena, apura se os suspeitos foram mortos numa troca de tiros ou se foram executados pelos policiais da Rota. O DHPP ainda não concluiu o inquérito, mas informou que identificou o colega do estudante roubado como um dos responsáveis pelo crime.

?Chegamos a esse ex-colega de escola da vítima depois de sabermos que ele poderia ter ficado com a chave da casa onde o estudante mora com os pais. Como os assaltantes entraram na residência com essa chave, suspeitamos que se tratava da mesma pessoa. Em depoimento à polícia, o adolescente suspeito confessou sua participação no roubo. Ele, porém, alegou que foi pressionado pelos dois criminosos para entregar a chave e ajudá-los com informações sobre onde os pertences estavam no apartamento?, disse Fabiana.

Como o adolescente suspeito foi identificado na quarta-feira (30), não pode ser apreendido porque passou o tempo do flagrante. Após ser ouvido com sua mãe, ele terá de comparecer à Vara da Infância e Juventude. Um juiz deverá aplicar alguma medida sócio-educativa, seja restrição de liberdade ou algum trabalho comunitário.

O DHPP investiga se o adolescente suspeito já cometeu outros roubos utilizando o mesmo artifício de se aproximar de quem expõe sua vida na internet. A polícia pede para os pais monitorarem o que os seus filhos colocam ou com quem conversam nas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES