Estudantes concorrem ao prêmio do projeto Pioneiros pela Águas de Timon

O projeto dos alunos timonenses propõe a capacitação de líderes comunitários para identificar vazamentos internos nas residências.

Estudantes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes Fernanda Colaço (17 anos) e Djavan Santos (16 anos) estão na maior expectativa para a cerimônia nacional de premiação do projeto Pioneiros, que será realizada na próxima terça (08) pelo grupo Aegea, holding de saneamento da qual a Águas de Timon faz parte. A dupla é uma das finalistas do prêmio, após vencer a etapa local com a iniciativa ‘’Boa encanação para todos’’. Em sua terceira edição no município, o Pioneiros valoriza a educação como meio de desenvolvimento pessoal e profissional de jovens a partir do contato direto com profissionais da concessionária. 

O projeto dos alunos timonenses, que estudam no Centro de Ensino Clodomir Millet, propõe a capacitação de líderes comunitários para identificar vazamentos internos nas residências, visando a redução do índice de perdas de água e a emissão de contas com alto valor para os clientes. “Foi a partir do entendimento de que a empresa deve atuar nas encanações até a ligação do hidrômetro e que a parte interna do encanamento é de responsabilidade do cliente, que vimos a oportunidade para que líderes se tornem multiplicadores da informação sobre como identificar vazamentos internos”, destaca Djavan. 

Até desenvolver a proposta, a dupla passou por uma série de atividades dentro do projeto Pioneiros. Junto com outros estudantes do município, Fernanda e Djavan participaram de palestras e atividades de campo com o corpo técnico da Águas de Timon sobre temas como tecnologia de informação, processos de tratamento de água e esgoto, liderança e protagonismo, planejamento e comunicação empresarial. E só depois elaboraram um trabalho que tinha como propósito contribuir com o saneamento do município. Ao longo dessa jornada, todos receberam a tutoria de um profissional da concessionária. 

A tutora da dupla vencedora de Timon foi a engenheira Nayara Dumont, coordenadora de Engenharia da empresa. “Desde o início do nosso contato percebi muito esforço e determinação por parte deles, vontade para aprender e conhecer os processos da Águas de Timon. É legal perceber que essa curiosidade constante, essa sede por educação, é parte do esforço para conquistar o 1º lugar e que isso siga no dia a dia deles, pois tenho certeza que serão excelentes profissionais, visto a capacidade argumentativa e vontade de aprender constante que percebi desde nossas primeiras orientações’’, elogia a tutora. 

Conhecimento e novas oportunidades 

A etapa local do Pioneiros também premiou estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O segundo lugar ficou com o projeto “Óleo fora d’água’’, da dupla Jefferson Emanuel dos Santos e Ana Tersya Soares da Silva. E o terceiro lugar com o projeto “Compostagem em lodo de ETE Doméstica”, dos estudantes Igor Gabriel de Carvalho e Silva e Jhon Welton Lima dos Santos

“Nossa maior conquista foi entender melhor sobre o saneamento e o conhecimento adquirido. O projeto nos proporcionou melhorar a desenvoltura e o olhar profissional para apresentar nossas ideias.” Jefferson Dias 

“Foi muito legal aprender sobre saneamento básico, entender o processo de tratamento de esgoto e o cuidado que a Águas de Timon tem em levar água tratada, saúde e qualidade de vida para minha cidade.’’ Jhon Welton.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES