Estudantes da rede municipal lançarão foguetes construídos por eles

Lançamentos serão nesta quinta-feira (31), às 14h, na UFPI

Professores e alunos de quatro escolas municipais de tempo integral em Teresina dedicaram-se nos últimos meses à construção de foguetes artesanais, como forma de dinamizar o aprendizado da astronomia. Agora os estudantes disputarão uma final de lançamento dos foguetes, marcada para esta quinta-feira (31), às 14h, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A atividade marca a conclusão do ciclo de oficinas direcionadas para os professores de 6º ao 9º ano das escolas que passaram a funcionar com jornada ampliada este ano. A confecção dos foguetes a partir de material de sucata foi levada às escolas por esses professores, que adquiriram mais conhecimentos sobre o assunto e puderam diversificar as aulas de astronomia.

Lançamentos serão nesta quinta-feira (31), às 14h, na UFPI (Crédito: Reprodução)
Lançamentos serão nesta quinta-feira (31), às 14h, na UFPI (Crédito: Reprodução)

Participarão do lançamento final os melhores foguetes construídos, selecionando os alunos para as competições nacionais da área, que acontecem no próximo ano. Seis alunos e dois professores farão uma visita ao planetário da universidade e logo seguirão para o campo aberto, onde devem preparar os lançamentos.

“Esse é um momento muito esperado, hora de ver o resultado das oficinas. O sucesso da confecção do foguete é precisão e criatividade, aspectos que estimulamos entre os professores para que repassassem aos alunos. Durante esse processo as turmas pesquisaram, conheceram melhor as partes de um foguete e buscaram reproduzir da melhor forma a sistemática que o faz decolar. Sem dúvida, essa é uma prática que auxilia muito na aprendizagem”, destaca Eliane Santos, coordenadora das escolas de tempo integral da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com