Estudantes do Ceut fazem novo protesto por conta de assaltos e arrastões; faculdade divulga nota

Durante o manifesto, os universitários gritavam ‘’Vergonha, Ceut’’ e chegaram a invadir o prédio da faculdade.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os alunos da faculdade Ceut fizeram nova manifestação na noite desta terça-feira na avenida dos Expedicionários, no bairro São João, na zona Leste de Teresina.

O protesto é ocasionado pela grande quantidade de assaltos que os estudantes tem sofrido nas proximidades da faculdade. O trânsito na região ficou totalmente congestionado. Durante o manifesto, os universitários gritavam ‘’Vergonha, Ceut’’ e chegaram a invadir o prédio da faculdade.

O estudante Abrahão Teixeira Lustosa, que cursa o 4º período de Direito, afirmou que a manifestação é em prol de segurança. ‘’Nós não temos segurança na faculdade, estão ocorrendo arrastões e tiroteios e isso é uma situação inadmissível, porque viemos para assistir aula e quando descemos nos deparamos com uma situação violenta e a faculdade não dá uma solução. A polícia também não faz nada. Então fomos para a rua para pedir uma solução e saída. Queremos fazer tudo da maneira certa e ordeira, mas de forma que nossos direitos não sejam esquecidos’’, afirmou Abrahão.

Segundo ele,  novas manifestações vão ocorrer se a faculdade não fizer alguma coisa. ‘’Só vamos nos calar quando puder sair dessa faculdade (Ceut) e não ter perigo de ser assaltado ou chegar no estacionamento e ver o vidro do carro quebrado’’, disse ele em entrevista ao meionorte.com

A estudante Jéssica Maia afirmou ao meionorte.com que ela e seu namorado já foram vítimas de furtos dentro da faculdade Ceut. ‘’A faculdade não tem um sistema de monitoramento eficiente. Meu celular estava de frente para uma câmera e quando fui acessar o sistema, o mesmo não funcionava’’, afirmou ela.

Jéssica também fez críticas ao acesso à faculdade pelas catracas. ‘’Estranhos entram sem autorização e não tem nenhum tipo de questionamento. Dentro da faculdade está uma coisa muita séria. A gente vem na certeza que vai ter segurança, mas não hora de ir embora não tem segurança e são muitos arrastões e assaltos à mão armada. A gente espera que a faculdade e a polícia tomem uma decisão muito séria’’, disse.

Na manhã de hoje, um grupo de estudantes já haviam realizado um grande protesto. Algumas acadêmicas dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia relataram ao meionorte.com que ocorreu um assalto na parada de ônibus, quando dois homens bem vestidos, que elas pensavam que eram estudantes, chegaram armados e levaram tudo. “Levaram 13 telefones, anéis e bolsas com dinheiro”, declarou Kadja Gomes.

Os estudantes fizeram um abaixo-assinado para solicitar segurança pública na região.

A Direção Geral da faculdade Ceut encaminhou uma nota à imprensa em decorrência das manifestações.

CONFIRA ABAIXO

Diante da mobilização dos estudantes da Faculdade CEUT, ocorrida na manhã desta terça-feira (30 de setembro de 2014) na Avenida dos Expedicionários - bairro São João, em decorrência da onda de assaltos em torno desta Instituição, vem a público informar que, desde meados de fevereiro do ano corrente foi solicitado aos Comandantes da 8ª Companhia do Ronda Cidadão (Ilhotas) e do 8º BPM (Dirceu Arcoverde), por meio de ofício, presença e patrulhamento ostensivo nas mediações desta Instituição de Ensino, em atendimento aos pedidos de socorro e resguarda das vidas da nossa comunidade escolar. É importante esclarecer que a Instituição detém de segurança terceirizada em suas dependências, mas que não pode responder pela segurança pública que é de responsabilidade exclusiva do Estado. A polícia militar, a quem compete o policiamento ostensivo, foi comunicada de tais fatos recorrentes e instada a fazer ronda nesta área inúmeras vezes. As manifestações são direitos dos cidadãos que lutam por melhorias. A Faculdade CEUT compartilha dessa iniciativa dos estudantes em favor de maior segurança pública.






FOTOS: MIKAELLY MENEZES/ ANDERSON VIEIRA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES