Resultado do Enem: Nordeste tem as mais altas notas de redação

No Piauí, estudantes da rede pública contam com programa para aumentar pontuação na redação. Ao todo, a média teve alta de 20% no Estado.

Enem no Brasil | Wilson Dias/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Nordeste é a região do Brasil, segundo Portal Nacional da Educação (PNE), com o maior número de redações com nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio, seguido pela região Sudeste que ficou em segundo lugar, seguidos pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.

Dentro do Nordeste, o Piauí é se destaca na participação dos alunos no ENEM. Em 2021 foram 81.875 inscritos e para este ano, 83.308 piauienses farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O estado também se destaca pelo baixo índice de abstenção. Em 2021, foi a menor do país, com 24,7%.

Consultor do Enem no Piauí, Felipe Gabriel, falou que o Governo do Estado tem uma preocupação especial com o exame, por ser a principal via de acesso ao ensino superior. “Nos últimos anos temos alto desempenho com a taxa de presença. Nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021, o Piauí foi o primeiro lugar do Brasil em presença”, disse, destacando o interesse dos alunos e o envolvimento e apoio das Gerências Regionais de Educação para que os alunos tenham maiores chances de aprovação.

Alunos piauienses se dedicam na preparação para o ENEM (Divulgação)

Piauí aumentou em 20% a nota média da redação

Sobre o desempenho na redação, Felipe Gabriel falou que ao longo dos últimos anos, o Piauí aumentou em 20% a nota média de redação no estado e tem subido vertiginosamente. “O nosso objetivo é óbvio, sempre melhorar a nota da redação e ao mesmo tempo, não somente redação, mas focamos em outras áreas do conhecimento para obtenção de pontuação”, disse.

A redação é uma prioridade, mas a Seduc foca em outras áreas do conhecimento até porque há o peso para cursos escolhidos pelos alunos. “Estamos alinhando com professores, fazendo roda de conversas com informações em microdados e o Piauí vem trabalhando para melhorar o desempenho dos alunos”, disse, declarando que professores são capacitados ao máximo para maximizar as notas em todas as áreas e com olhar especial para redação.

Segundo Felipe Gabriel, o Piauí tem uma média de 5 mil a 6 mil alunos concluintes do Ensino Médio dentro da rede pública inscritos no Enem. “Quando pegamos as universidades públicas temos uma taxa de aprovação média de quase 60%”, disse, enfatizando que dos alunos que estão dentro das universidades públicas, no mínimo, tem no mínimo 59% de alunos oriundos da rede pública.

“Nesse número não contamos com alunos da rede pública que entraram na modalidade ampla concorrência”, disse.

Para o professor de Redação, Adriano Lobão, a leitura e a escrita, incluindo a leitura de mundo e a compreensão da própria realidade, são desafios constantes para o sistema educacional em qualquer região do país e do mundo. 

"Nesse sentido, o desempenho e a desenvoltura de alunos piauienses em concursos e exames como o Enem demonstra o quanto a educação, em meio a tantos problemas sociais, políticos e econômicos, tem se mostrado como um essencial elemento para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente, humana e emancipada", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES