Estudantes piauienses encaram 1º dia do Enem 2022 em Teresina

O Jornal Meio Norte foi a alguns locais onde ocorreu o Enem 2022 para conferir a movimentação e a expectativa dos estudantes.

Enem 2022 | Ananda Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 realizaram a primeira etapa do certame neste domingo (13) em 11.175 locais de prova espalhados pelo Brasil. Neste primeiro dia, foram aplicadas a Redação e 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

A duração das provas foi de cinco horas e meia. Os testes começaram a ser realizados pontualmente às 13h30 e terminam às 19h.  No próximo domingo (21), os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

O campus Pirajá da Uespi é um dos locais de prova do Enem 2022 (Foto: Ananda Soares)

Em Teresina, o portal Meionorte.com foi a alguns locais onde ocorreu o Enem 2022 para conferir a movimentação e a expectativa dos estudantes. Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus Pirajá, um dos maiores locais para aplicação de provas no estado, a movimentação foi intensa. Um congestionamento com aproximadamente 40 veículos foi registrado na rua João Cabral, que dá acesso à universidade. Policiais militares auxiliaram os condutores de veículos e estiveram presentes nos pontos com maior agitação.

Um grupo de professores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) fez um momento de acolhimento em frente ao portão principal da Uespi. Em uma barraca com música e muita animação, educadores entregaram água e um kit com chocolate, fruta e uma caneta preta transparente, exigida no edital do Enem para o preenchimento do gabarito.

Professores da Seduc recepcionaram os alunos nos locais de prova (Foto: Ananda Soares)

Gabriela Rocha, 19 anos, chegou com 40 minutos de antecedência para fazer o certame pela segunda vez. Ela vai tentar uma vaga no curso de Artes Visuais na UFPI. “Estou muito nervosa, mas com muita esperança de que vou fazer uma boa prova. Me preparei bastante, só faltou controlar o nervosismo”, contou antes de entrar na sala de aplicação.

Logo atrás de Gabriela, chegava o teresinense Vitor Guilherme Rocha, 18 anos. É a quarta vez que o estudante realiza a prova que é porta de acesso ao ensino superior.  “Dessa vez vou fazer para valer e tentar para o curso de Engenharia Aeroespacial ou Mecânica. Eu estou bem tranquilo porque além de me preparar com os conteúdos, me preparei psicologicamente”, falou Vitor Guilherme.

Estudante Vitor Guilherme no 1º dia do Enem 2022 em Teresina (Foto: Ananda Soares)

A coordenadora de Gestão da Seduc, Katia Fernandes, participou do momento de acolhimento dos participantes do Enem e destacou que essa ação faz parte da intensa preparação dos alunos da rede pública de ensino. "É uma maneira de tranquilizá-los. Nos últimos meses, a gente trabalhou intensificando revisões nas escolas, com Corujão da Vitória, Pré-Enem na Estrada, então hoje, com muita emoção, sentimos essa necessidade de receber os estudantes, distribuindo kits com caneta, docinho e também entregamos o calor humano, desejando que eles tenham uma boa prova, que se saiam muito bem", disse.

No Enem deste ano, os “treineiros”,  participantes menores de 18 anos e que não concluíram o ensino médio, também marcaram presença nos locais de aplicação do exame. A estudante do segundo ano do ensino médio Ana Luisa Campos, de 16 anos, chegou acompanhada do pai para fazer a prova pela primeira vez. Ela acredita que isso vai facilitar seu desempenho no próximo ano, quando ela já estiver pronta para ingressar no ensino superior.

“Eu quis fazer este ano para não ser pega de surpresa em 2023. Acho que vou conseguir observar o meu tempo de prova e se vou ter dificuldades com a redação. Eu espero que eu consiga terminar no tempo certo”, explicou.

Além dos treineiros, estudantes e profissionais mais experientes também fizeram o exame. Maria Neiva, de 22 anos, é estudante de psicologia em uma faculdade particular. Dessa vez, ela quer entrar no mesmo curso, mas em uma instituição pública. “Eu acho melhor fazer na Universidade Estadual. Me preparei e não estou nervosa porque não tenho mais um peso de quem vai tentar pela primeira vez”, contou.

Maria Neiva  no1º dia do Enem 2022 em Teresina (Foto: Ananda Soares)

O enfermeiro e estudante de medicina Revanildo Pinheiro, 35 anos, disse que faz o Enem todos os anos para avaliar seu nível de conhecimento e se manter informado diante do está sendo cobrado aos estudantes que terminam a educação básica. “Faço o Enem para ser mais participativo nos assuntos que são cobrados a cada ano. Eu gosto muito de participar e ver meu desempenho, principalmente por conta das novidades que vem surgindo na educação”, disse.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), um grande fluxo de veículos ocasionou um congestionamento em meio a entrada principal da instituição. O mesmo aconteceu na Avenida Professor Valter Alencar, que dá acesso aos locais de prova da Faculdade Santo Agostinho. 

Operação Enem disponibiliza 750 policiais em cada domingo no Piauí

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí disponibilizou 750 policiais para Operação Enem, que acontece nos domingos 13 e 20 de novembro, para garantir a segurança dos locais de prova durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio no Piauí.

O esquema montado pela SSP-PI, através do Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na sede da SSP-PI, é utilizado por membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), e da Fundação Getúlio Vargas para ter agilidade no monitoramento.

Operação Enem inclui 750 policiais no Piauí (Foto: Ananda Soares)

O efetivo foi composto por policiais militares, civis e bombeiros, com o apoio de 91 viaturas distribuídas na capital e interior. “Em cada local de prova, no interior, nós temos um policial e com CICC do Piauí estaremos linkados com a equipe do Inep, em Brasília. Monitorando todos os passos da operação Enem, como estamos fazendo nos últimos anos”, contou Audivam Nunes.

Os gabaritos oficiais do Enem 2022 serão divulgados somente no dia 23 de novembro, conforme o prazo do Inep. 

Resultado

O Inep ainda não informou uma data para a divulgação do resultado do Enem 2022. Com as notas do Enem 2022 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES