Estudantes piauienses participam de Mostra Brasileira de Foguetes no RJ

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Gardênia Boiba, para a preparação dos alunos foram realizados mais de cem lançamentos de foguetes durante o ano

Estudantes piauienses participam de Mostra Brasileira de Foguetes no RJ | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Empenhados e animados para expor suas habilidades com os experimentos de foguetes à base de garrafas pet e solução de bicarbonato com vinagre, estudantes da rede estadual de ensino do Piauí embarcaram para o Rio de Janeiro, onde participam da 34ª Jornada de Foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). 

Na Unidade Escolar Luís Teixeira, localizada na cidade de Luzilândia, os seis estudantes, Francisco Victor Ferreira, Gabriel Caldas, Kaio Santos, Carlos Daniel Rodrigues, Eduardo Gonçalves e Ivo Otávio Silva, selecionados para participar da competição nacional, haviam conquistado três medalhas de ouro e três de bronze pelos lançamentos dos foguetes realizados pela escola, com a orientação do professor da disciplina de Física, Francisco Leonardo. 

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Gardênia Boiba, para a preparação dos alunos foram realizados mais de cem lançamentos de foguetes durante o ano. “Desde maio de 2022, foram feitos mais de cem lançamentos de testes e foram construídos dezenas de foguetes. Essas competições são um grande incentivo para os nossos alunos, principalmente nas áreas de Ciências da Natureza. A tecnologia de lançamento dos foguetes é imprescindível para o aprimoramento das tecnologias de comunicação”, reforça a gestora.

Estudantes piauienses participam de Mostra Brasileira de Foguetes no RJ - Foto: Ascom

A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo o território nacional sob a supervisão de um professor orientador, geralmente da disciplina de Física.

A diretora do Centro Estadual de Tempo Integral Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, Rejane Coelho, que embarcou com a equipe de sua escola para a competição, relata que já é a quarta vez que os estudantes da sua escola participam da Mostra de Foguetes e sempre têm alcançado medalhas. “Essa já é a 4ª vez que nossa escola participa e todas as vezes ganhamos medalhas. Além de ser muito importante por causa da aprendizagem, os alunos se sentem muito valorizados e estimulados a participar. Todos os anos eles já começam a se empolgar e construir os foguetes no início do ano. Eles vêm se preparando desde o mês de agosto. Para conseguirmos participar, tivemos que passar por uma competição interna na escola,  com lançamento de foguetes que chegaram a alcançar mais de 200 metros”, conta ela.

A 34ª Jornada de Foguetes teve sua abertura realizada, na segunda (28), no Rio de Janeiro. A programação se estende até quinta-feira (1°), quando todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e os diretores escolares. Além da distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.

Estudantes piauienses participam de Mostra Brasileira de Foguetes no RJ - Foto: Ascom

Mostra Brasileira de Foguetes

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo o território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES