Estudantes piauienses ultrapassam os 900 pontos na redação do Enem 2021

Discorrendo sobre a “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, tema da redação do Enem, alunos alcançaram boas notas.

alunos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí obteve um bom desempenho na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, cujo resultado individual dos participantes foi divulgado na noite de quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC). Alunos piauienses de escolas públicas alcançaram notas altas e quase conquistaram a sonhada nota 1000 na redação.

Foi o caso, por exemplo, da estudante Maria Suelen de Morais Rocha, 18 anos, moradora de São Julião, município a cerca de 391 quilômetros da capital. Discorrendo sobre a "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", tema da redação do Enem, a jovem elaborou uma redação que atingiu 980 pontos. Além dela, os estudantes de escolas públicas Maria Clara da Silva Oliveira, de Juazeiro do Piauí, e João José de Sousa Silva, natural de Acauã, garantiram excelentes resultados. Os dois alcançaram, respectivamente, 980 e 940 pontos na redação.

Maria Suelen tirou 980 pontos na redação do Enem (Foto: Arquivo Pessoal)

Em entrevista no Programa Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, Maria Suelen conta que foi beneficiada com o incentivo de professores da rede estadual por meio das salas on-line do Pré-Enem da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc). Filha de agricultores e também oriunda de escola pública, a piauiense Suelen sonha em cursar Medicina.

“O tema da redação foi surpreendente, totalmente inesperado, mas como eu tenho me preparado desde o Ensino Médio com as lives do Pré-Enem e estudando pela manhã e tarde, eu consegui desenvolver bem a redação em tempo adequado. Mesmo com medo e ansiedade, deu tudo certo. Eu esperava uma boa nota e assim foi”, disse a estudante.

Suelen concluiu o Ensino Médio na rede estadual no ano passado. Assim como muitos estudantes, devido à pandemia, enfrentou dificuldades para se adaptar com as aulas remotas. A jovem conta que conseguiu conciliar uma própria rotina de estudos com as lives do Pré-Enem Seduc. A professora da Seduc, Hildalene Pinheiro vibrou de emoção quando começou a receber ligações e mensagens dos alunos contando sobre as notas.

“Desde que anunciado a nota do Enem já existe uma grande preocupação dos estudantes pela ansiedade de saber a sua nota como também de querer saber como vai ser, se vai ter condição de entrar em algum curso. É sempre muito gratificante e emocionante para todos nós”, disse.

Aluna da Unidade Escolar João Alves de Macedo Filho, de Juazeiro do Piauí, que fica a 162,9 km da capital Teresina, Maria Clara da Silva Oliveira sempre acreditou que conseguiria o apoio necessário para ter um excelente resultado no Enem. Sua mãe trabalha como prestadora de serviços gerais da escola e seu pai é minerador de pedras para exportação.

Maria Clara da Silva tirou 980 pontos na redação (Foto: Arquivo Pessoal)

"Sempre acreditei que iria ingressar em uma faculdade no final do Ensino Médio. Sempre tive bastante apoio dos professores e, mesmo com a pandemia, continuei a estudar e tentar vencer as limitações que passamos, pois não tinha internet em casa e ainda fiquei um tempo sem celular. Não só os professores me ajudaram, mas também parentes e até vizinhos, pois assistia as aulas do Canal Educação e dos professores em suas casas. Persisti e continuei estudando", conta Maria Clara.

Aos 17 anos, Pedro Rangel Ferreira e Alana Thaisa Silva também fazem parte da lista de estudantes da escola que acumulou diversas notas acima de 900 pontos. Filha da autônoma Katia Fernanda e do motorista Francisco Rodrigues, a aluna Alana Thaisa conquistou 940 pontos na redação do Enem e falou da contribuição da escola durante o processo de aprendizagem. 

"Com a pandemia, acredito que muitos professores tiveram dificuldade no processo de adaptação da Educação a Distância, porém, no Didácio, era perceptível a dedicação dos professores e coordenadores da escola, pois estavam sempre disponíveis para tirar dúvidas. Produzia duas redações por semana e reescrevia todas elas. Mesmo com o ensino a distância, nunca faltou cobrança por parte de professores. Tivemos um ensino excelente e foi uma experiência incrível concluir meu ensino médio nessa escola", destaca a estudante que pretende cursar Medicina Veterinária.

Filho de um metalúrgico e uma dona de casa, Pedro Rangel Ferreira Silva estuda no Ceti Didácio Silva há três anos e sonha cursar Psicologia. Com 920 na Redação, ele afirma que leu, em média, 15 livros durante todo o ano, todos por indicações dos professores da escola. "O Ceti me ajudou muito com as revisões no turno da tarde, pois focavam bastante nos temas do Enem. Durante as aulas, os professores traziam materiais como slides, PDFs e vídeos para facilitar o assunto e nós tirávamos muitas dúvidas, deixando os assuntos bem mais fáceis. Além disso, também assisti as aulas do Pré-Enem Seduc todos os domingos, pois eram aulas muito dinâmicas", comemora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES