Estudo confirma eficácia da CoronaVac contra variante brasileira

A pesquisa feita com mais de 67 mil profissionais de saúde de Manaus afirma que o imunizante demonstrou efetividade de 50% após 14 dias da primeira dose.

Coronavac | Coronavac
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo feito pelo grupo Vebra Covid-19 com mais de 67 mil profissionais de saúde de Manaus aponta que a vacina Coronavac tem 50% de eficácia contra P.1, variante brasileira do coronavírus identificada pela primeira vez no município de Manaus (AM).

De acordo com os dados preliminares, a efetividade foi confirmada 14 dias após a primeira dose. O estudo envolve pesquisadores de instituições nacionais e internacionais e servidores da secretaria de saúde do estado do Amazonas e de São Paulo e da secretária de saúde nos municípios de Manaus e São Paulo. O grupo também tem apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas).

CoronaVac tem eficácia contra a doença que já matou mais de 300 mil brasileiros (Foto: Infomoney)

Segundo o médico infectologista Julio Codra, responsável pelo trabalho, foi constatado que a vacina mantém contra a P.1 o mesmo nível de eficácia apontado nos ensaios clínicos.

"É uma tranquilidade. Enquanto a gente tiver a P.1 como variante predominante, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais podem continuar administrando a vacina porque ela vai trazer algum impacto do ponto de vista do controle da doença", defende.

Metodologia

Ainda de acordo com Codra, o trabalho analisou o impacto do imunizante nos profissionais que tiveram diagnóstico confirmado de Covid, com base nos dados da secretaria municipal da Saúde de Manaus.

"A gente verificou quem desses tinha tido a doença e foi checar se ele tomou a vacina. E a partir desses dados a gente conseguiu calcular a efetividade da vacina, que é a eficácia na vida real, no mundo real", explica.

Os dados relativos à efetividade completa, com as duas doses, ainda estão sendo coletados. A pesquisa também será realizada no estado de São Paulo.

"Nesse momento, o dado é preliminar e com uma dose o nível de efetividade foi de 50%. Importante ressaltar que Manaus tem muitos profissionais com infecção prévia. E por isso que talvez a efetividade da vacina com duas doses, que a gente vai estar acompanhando ainda isso, pode ser muito maior do que 50%."

Variantes no Brasil

Em coletiva no dia 3 de março, o governador João Doria e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmaram que um estudo preliminar feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o imunizante é eficaz contra as três principais variantes do Sars-Cov-2 que circulam no país.

Entretanto, na ocasião, o governo paulista não apresentou detalhes da pesquisa científica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES