Estudo identifica novo genótipo do vírus da dengue em circulação na Bahia

Recentemente, a Fiocruz identificou, no país, casos de sorotipo 3 do vírus da dengue, após 15 anos, situação que preocupa autoridades

Novo genótipo do vírus da dengue é identificado em Feira de Santana, na Bahia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo agrupamento do vírus da dengue tipo 1, do genótipo V, foi identificado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Segundo a Fundação, os pesquisadores realizaram sequenciamento genético do vírus da dengue de pacientes residentes na cidade e obtiveram 19 genomas de dois tipos do vírus da dengue: tipo 1 (17) e tipo 2 (2). As análises filodinâmicas e epidemiológicas também revelaram a persistência do genótipo III do tipo 2.

O trabalho foi coordenado pela pesquisadora da Fiocruz Bahia, Isadora Siqueira, e foram publicados na “Viruses“, importante revista de virologia. Para a Fiocruz, os achados reforçam o papel crucial da vigilância genômica para acompanhar a evolução das cepas circulantes de dengue e entender sua disseminação pela região, bem como os possíveis impactos sobre saúde pública e gestão de surtos. 

Dados da Fiocruz apontam que entre 2017 e 2022, foram registrados mais de 3 milhões de casos de dengue no país, com concentração maior na região do Nordeste. Devido ao cenário epidemiológico alarmante, promover a vigilância genômica de cepas virais circulantes é fundamental para antecipar possíveis impactos na saúde da população e orientar a resposta a surtos.

"Como o uso em larga escala de uma vacina contra o vírus da dengue se torna cada vez mais iminente, é vital fornecer dados genômicos sobre a diversidade viral em uma determinada localidade, bem como descrever sua distribuição espacial e identificar áreas de risco. Essas informações são essenciais para a tomada de decisões em saúde pública e para a identificação de áreas de risco, bem como de grupos vulneráveis, além de ser fundamental para o desenvolvimento de medidas preventivas e campanhas de conscientização", informou a Fiocruz.

Ressurgimento de tipos de dengue preocupa 

Recentemente, a Fiocruz identificou, no país, casos de sorotipo 3 do vírus da dengue, após 15 anos sem epidemia. O estudo revela que quatro casos da infecção foram registrados neste ano, sendo três em Roraima, na região Norte, e um no Paraná, no Sul do País. 

“Neste estudo, fizemos a caracterização genética dos casos de infecção pelo sorotipo 3 do vírus dengue. É um indicativo de que poderemos voltar a ter, talvez não agora, mas nos próximos meses ou anos, epidemias causadas por esse sorotipo”, afirma o virologista Felipe Naveca, chefe do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes e Negligenciados da Fiocruz Amazônia e pesquisador do Laboratório de Arbovírus e Vírus Hemorrágicos do IOC/Fiocruz.

O vírus transmitido pelo aedes aegypti possui quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Quando uma pessoa é infectada por um dos quatro sorotipos, torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune, pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectada. No entanto, caso volte a ter dengue, um dos outros três tipos do vírus que ainda não contraiu, poderá apresentar ou não uma forma mais grave. A maioria dos casos de dengue hemorrágica ocorre em pessoas anteriormente infectadas por um dos quatro tipos de vírus. 

O risco de uma epidemia com o retorno do sorotipo 3 ocorre por causa da baixa imunidade da população, uma vez que poucas pessoas contraíram esse vírus desde as últimas epidemias registradas no começo dos anos 2000. Existe ainda o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente, por outro sorotipo”, alerta a entidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES