Estudo indica baixo risco de infestação do Aedes aegypti na capital

A pesquisa foi feita entre os dias 06 e 10 de agosto em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina está em baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti. Este foi o resultado do terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, que registrou um Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de 0,2% na nossa cidade.

A pesquisa foi feita entre os dias 06 e 10 de agosto em todos os bairros da capital, que foram divididos em grupos de 32 estratos. “Este resultado de 0,2% é fruto do trabalho de rotina dos agentes de endemias e bem como das ações de intensificação que são realizadas durante todo o ano, como a Faxina nos Bairros”, relata a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra.No último LIRAa, realizado em maio, este número foi de 0,7%.

Além destas ações, a Gerência de Zoonoses da FMS também monitora regularmente mais de 1200 Pontos Estratégicos (PE), que inclui lugares como borracharias, sucatas, hortas comunitárias, cemitérios e imóveis abandonados. “De janeiro a julho deste ano, nós retiramos desses pontos estratégicos 396.460 ovos colocados pelas fêmeas do Aedes aegypti”, conta Oriana. “Isso significa que estamos esgotando os ovos desses PE, o que resulta na eliminação de uma situação de risco em que esses ovos venham a se transformar em larvas e também em adultos”. O monitoramento é feito com o uso de armadilhas chamadas ovitrampas e na aplicação do inseticida UBV costal.

O LIRAa acontece quatro vezes ao ano e abrange todas as regiões da cidade. Durante o LIRAa, os agentes de endemias da FMS percorrem uma média de 15 mil imóveis em busca de focos em ralos, piscinas, vasos de planta e outros potenciais criadouros. São enviados os índices de focos por meio da identificação tanto de larvas, como da forma adulta do inseto. Os dados obtidos servirão como base para o desenvolvimento de estratégias de combate ao Aedes aegypti e trabalhos educativos voltados à prevenção da dengue, zika e chikungunya.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES