Estudos revelam: gestão de mulheres é mais assertiva

Capacitação e proatividade são superiores aos do público masculino, explica especialista

Estudos revelam que gestão de mulheres é mais assertiva em empresas | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado mundial, em especial o brasileiro, tem em seus altos cargos homens como gestores e líderes. Nas franquias, modelo de negócio caracterizado pelo licenciamento de uma marca para implantar ou desenvolver um negócio, a realidade começa a ser diferente, pois essa estratégia de mercado tem se destacado dentro do público feminino, especialmente em cargos de liderança. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), quase metade das 156 mil franquias brasileiras são comandadas por mulheres e, na gestão delas, o faturamento é maior quando comparado com as lideradas por homens.         

Segundo a psicóloga e analista de Recursos Humanos Vida Prado, as mulheres conseguem um desempenho de excelência e com alta lucratividade quando estão à frente de franquias. "Uma pesquisa de consultoria da Rizzo Franchise aponta que cerca de 48% (quase 75 mil) dos franqueados no Brasil são geridos por mulheres, sendo essas franquias expressivas e com faturamento até 34% mais alto. Ou seja, estamos observando lideranças cada vez mais assertivas, mais focadas, curiosas e atentas", explica Vida.    

Mulheres conseguem um desempenho de excelência e com alta lucratividade quando estão à frente de franquias

Um outro estudo realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME) apontou uma crescente do percentual: a cada 100 empresas abertas no país, 52 são comandadas por mulheres. Segundo a especialista, os dados demonstram que a expressividade das mulheres em cargos de liderança é por conta do contínuo esforço em investimento de carreira, influência da desigualdade quando o assunto é equiparação salarial.  "As mulheres, infelizmente, ainda são prejudicadas pelo descrédito de gênero e de trabalho, o que as obriga a estarem cada vez mais capacitadas – à frente do público masculino. Para isso, elas fazem mais pós-graduações, mais mestrados, mais doutorados e temos aí uma geração que se destaca por alta performance, com facilidade de comunicação, de empatia e habilidade de organização. Ou seja, competências que são essenciais para o sucesso de empresas", finalizou a analista.      

Os dados referentes ao aumento de gestoras de sucesso são reflexo da maior presença feminina nas instituições de ensino superior. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 53% dos bolsistas de mestrado e doutorado no Brasil são mulheres, preenchendo 195 mil vagas das 364 mil matrículas. Desta forma, essa participação demonstra o resultado de lutas e de aperfeiçoamento nas áreas do conhecimento e liderança, por meio de mais investimento na carreira de milhões de mulheres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES