Estudos revelam que consumir peixe faz bem ao coração

Minerais como cálcio, bom para os ossos, zinco, que ajuda na imunidade, e iodo, que controla a função da tireoide.

Cardiologista Victor Lira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada da Quaresma, período de orações e penitências seguido pelos católicos que acontece depois do Carnaval, registra-se o aumento do consumo de peixe na mesa de muitos brasileiros. A carne nutritiva, pouco calórica e muito saborosa alia mais uma qualidade que a torna ainda mais importante no cardápio e faz bem ao coração.

Minerais como cálcio, bom para os ossos, zinco, que ajuda na imunidade, e iodo, que controla a função da tireoide, são encontrados nos peixes. A carne de peixe também possui vitaminas do complexo B, como a B12 e o ácido fólico. O ômega 3 é uma das maiores contribuições para o organismo do indivíduo que consome pescado, ele é formado por um grupo de ácidos graxos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

De acordo com o cardiologista Victor Lira, o ômega 3 é considerado como protetor do coração, pois evita a formação das placas que obstruem as artérias, controla a pressão arterial, ajuda no combate às inflamações, no desenvolvimento cerebral e regeneração das células nervosas, reduz o colesterol ruim (LDL) e combate os triglicerídeos, prevenindo assim, a ocorrência de problemas cardiovasculares.

?Por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono. Por isso, o peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes e não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental. Portanto o peixe deve ser consumido por todas as faixas etárias?, explica o cardiologista.

O consumo ideal de pescado segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS é de 16 kg por indivíduo/ano. Uma frequência boa para o consumo de peixe fica em torno de três vezes por semana, podendo ser consumido mais vezes sem representar nenhum problema.

Peixes como tilápia, truta, bacalhau, linguado, salmão, sardinha e atum são exemplos de pescado que trazem em sua ingestão benefícios para o coração. Mas, os campeões em ômega 3 em 100 g de alguns peixes são: arenque com 1,2 a 3,1 gramas,seguido da sardinha com 1,5 a 2,5 gramas, e salmão com 1,0 a 1,4 grama.

O estudo realizado pela American Heart Association, nos Estados Unidos, aponta ainda que as mulheres pertencem a um grupo privilegiado em relação aos demais consumidores de peixe. Segundo a pesquisa, o risco de desenvolver doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa que comem frequentemente peixe assado ou cozido é menor.

A equipe de pesquisa analisou a dieta de 84 mil mulheres na pós-menopausa, com idade média de 63 anos. As participantes foram separadas pela frequência e tipo de peixe consumido, definidos entre: peixe assado ou cozido e peixe frito.

Em dez anos, aconteceram 1.858 casos de insuficiência cardíaca. As mulheres que ingeriram mais peixe cozido e grelhado tinham um risco 30% menor de insuficiência cardíaca em comparação às mulheres que raramente consumiam. Além disso, as participantes do grupo de grelhados e cozidos tendiam a ser mais saudáveis e jovens do que suas colegas que comiam peixe frito e, eram mais ativas fisicamente e menos propensas às doenças do coração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES