ETA do Santa Maria da Codipi dobra produção de água tratada

Obra beneficia bairros da região do Santa Maria na zona Norte

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa Águas de Teresina inaugurou, nesta quinta-feira (17), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Norte, no bairro Santa Maria da Codipi. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Wellington Dias, do presidente da Águas de Teresina, Italo Jofilly; autoridades e moradores da região.

As melhorias operacionais na estação incluíram readequações das instalações existentes e que garantem a qualidade da água que é distribuída à população. Novos processos foram incluídos: a pré-desinfeção, adição de cloro assim que a água chega à estação, o que facilita a retirada de matéria orgânica e metais; além da pré-alcalinização, quando a água recebe cal ou soda, utilizadas para ajustar o pH aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.

Foi adicionado também o uso de polímero no tratamento da água, substância que acelera o processo de decantação. Dos oito filtros existentes na ETA, dois estavam sem operação e foram habilitados pela empresa, que também promoveu a reforma dos decantadores. Com essa melhoria, a produção de água tratada mais que dobrou, saindo de 430 mil litros para 900 mil litros por hora.

O governador falou dos resultados positivos das parcerias público-privadas (PPPs) para a população. “Temos aqui uma região muito sofrida quanto à insegurança de água, daqui da Santa Maria em direção ao Jacinta Andrade e Poty Velho. Agora a gente tem a condição de colocar um sistema moderno, com a oferta de 900 mil litros por hora. Isso garante o atendimento a toda essa população. Eu acredito muito que esse modelo de parceria público-privada dá bons resultados como este visto aqui hoje”, destaca Wellington.

Ainda com foco em atender as comunidades que integram a região da Grande Santa Maria da Codipi, a empresa também colocou pela primeira vez em operação um booster – unidade de bombeamento de água - no Residencial Jacinta Andrade. A unidade está operando com capacidade de distribuir até 240 mil litros de água por hora, atendendo quatro mil unidades habitacionais.

O presidente da empresa Águas de Tereina acredita que o trabalho feito na região vai mudar a qualidade e quantidade da água ofertada, mas enfatiza que ainda há muito a ser feito, “ Aqui na região da Santa Maria da Codipi eram distribuídos 430 mil litros/hora. Com essa obra, passamos a operar 900 mil/hora. Isso faz com que a gente tenha uma garantia de volume de entrega da água bem melhor, mas só essa obra não resolve o problema da capital. Por isso, continuaremos buscando novas tecnologias e novas obras que possam oferecer verdadeiramente uma boa oferta de água de qualidade à população”, disse Italo Joffy.

Para a liderança comunitária do bairro Graça Ramos, após a parceria entre Águas de Teresina e Governo do Estado, a oferta de água no bairro melhorou bastante. “A nossa situação anteriormente era crítica, tínhamos pouca oferta de água e de baixa qualidade, mas a partir do momento que a Águas de Teresina assumiu a capital, nós sentimos o impacto no fornecimento de água que melhorou muito. Hoje graças a Deus temos fluxo de água em todas as nossas torneiras, de boa qualidade, e só temos a agradecer a todos, a empresa e ao governo por essa obra”, destaca Graça.

Os bairros beneficiados com a ampliação e modernização desses serviços são Jacinta Andrade, Parque Wall Ferraz, Parque Sthael, Santa rosa, Santa Maria da Codipi, Santa Maria das Vassouras, Parque Brasil, Monte Verde, Monte Alegre, Chapadinha Norte, Residencial Francisca Trindade e Parque Firmino Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES