Etapa rural da vacinação antirrábica começa neste sábado (17)

Nesse primeiro dia, serão 5 povoados das z.rurais sul e sudeste

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina dá início neste sábado (17) à segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica, desta vez contemplando a zona rural. Neste primeiro dia, serão contempladas cinco povoados nas zonas rurais Sul e Sudeste.

De acordo com a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a logística da vacinação na zona rural se difere da urbana, onde são montados postos fixos. “Nos povoados rurais, nós vamos nas residências de cada localidade para vacinar os cães e gatos”, explica ela. A equipe vai visitar 37 localidades nas regiões do Alegria, Chapadinha Sul, Cerâmica Cil e Altamira.

A etapa urbana teve seu dia D no último 03 de dezembro, com reforços em alguns bairros realizados até ontem (14). A campanha teve sua meta alcançada, com resultado parcial de 80,36% de cobertura vacinal no dia D da zona urbana. Foram 264 postos em toda a cidade, que imunizaram 94.442 cães e gatos.

 “Há mais de 20 anos, Teresina não registra casos da doença em humanos residentes no município. Este é o resultado da boa cobertura vacinal que a cidade apresenta todos os anos. A vacina é a forma de prevenção mais segura contra a raiva, e para que possamos continuar com essa estatística positiva da doença em nossa cidade a melhor forma é a vacinação, que é disponibilizada para toda a população de forma gratuita”, explica Oriana.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

A única forma de prevenção da raiva é por meio da imunização. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

 

Vacinação contra a Raiva – zona Rural Sul e Sudeste

 Região: Alegria     

 Povoado Alegria

Vila Santa Cruz

Beco Da Eturb

Granja Avinor

Vila Do Sossego

Matadouro

Recanto Dos Pássaros

Fazenda Nova (Humaitá)

Porções Ii

Torrões

Caminho Do Sol

São Lourenço

Santa Teresa

Ictel

Projeto Casulo

          

Região: Chapadinha Sul     

Serafim

Sambaiba / Cocal / Cipó Enrolado

Cebola

Fazenda Junco / Buritizinho

Balneario

Assentamento

Chapadinha Sul

Remanso           

Pernudas

Salobro

          

Região: Ceramica Cil          

Cerâmica Cil (Lado A)

Cerâmica Cil (Lado B)

Loteamento Maria Alice (Vila)

Loteamento Cil I

Loteamento Cil Ii

Piripiri Dos Galdino

Sumaré

Alto Formoso / Paraíso

           

Região: Altamira

 Santa Teresinha

São Francisco

Fazenda Altamira

Fazenda Nova



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES