EUA começará a testar vacina contra Covid-19 em humanos

Pfizer e BioNTech se preparam para começar os testes iniciais da vacina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Pfizer e a Biontech SE disseram hoje que começaram a entregar doses de suas vacinas de coronavírus experimentais para testes iniciais em humanos nos Estados Unidos. A farmacêutica norte-americana e a parceira alemã disseram que, se a vacina provar ser segura e eficaz nos testes, ela poderá estar pronta para ampla distribuição nos EUA até o final do ano, afastando vários anos do cronograma típico de desenvolvimento da vacina. Informações do site da UOL.

A vacina, que usa a tecnologia RNA mensageiro (mRNA), tem o potencial de estar entre as primeiras vacinas contra o vírus que infectou mais de 1 milhão de pessoas nos Estados Unidos e matou cerca de 68 mil. Atualmente, não existem tratamentos ou vacinas aprovados para o novo coronavírus, embora alguns medicamentos estejam sendo usados em pacientes sob uma autorização de uso emergencial.

O estudo nos EUA faz parte de um programa global mais amplo já em andamento na Alemanha, onde a BioNTech está sediada. A administração de doses lá começou no mês passado. A Moderna está usando tecnologia semelhante para que sua vacina seja desenvolvida junto com o governo dos EUA. O teste da fase I desse candidato a vacina também começou, com os testes intermediários planejados para o trimestre atual. 

Reprodução

A Pfizer disse na semana passada que espera receber autorização de emergência da agência de vigilância sanitária Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em outubro e pode distribuir até 20 milhões de doses até o final de 2020, com vistas a produzir centenas de milhões de doses no próximo ano.

"Mesmo indo de alguns milhões a 20 milhões, permitirá proteger os epicentros do vírus e expulsar o vírus da nossa sociedade, à medida que aumentamos para centenas de milhões", disse o chefe de pesquisa da Pfizer, Mikael Dolsten, em entrevista à Reuters. 

O uso da tecnologia de mRNA sintético pode permitir que a vacina seja desenvolvida e fabricada mais rapidamente do que as vacinas tradicionais, disseram as empresas.

A Pfizer disse na semana passada que espera disponibilizar dados de segurança sobre a vacina no final de maio. Ambas as empresas comercializarão em conjunto a vacina, se aprovada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES