EUA: Consulados retomam agendamento de novos vistos para brasileiros

Medida foi anunciada pela embaixada americana nesta terça-feira e o processo será retomado nas seções consulares de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife

Passaporte para viagem aos EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O agendamento para a concessão do visto para viagens de brasileiros aos Estados Unidos foi reaberto nesta terça-feira (26), pela Embaixada do país norte-americano no Brasil. O processo de emissão de vistos para turistas estava suspenso desde maio de 2020, por restrições a viagens provocadas pela pandemia da Covid-19. Apenas estudantes e jornalistas já tinham autorização para ingressar nos EUA. Nos demais casos, era preciso solicitar uma exceção de interesse nacional, que a partir de 8 de novembro, não será mais necessário.

Com EUA abertos, consulados retomaram agendamento de novos vistos para brasileiros, podendo ser realizados nas seções consulares de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Agendamento para visto em passaporte de viagem para os EUA já pode ser realizado | FOTO: Reprodução

Embarque permitido a partir de novembro

Aqueles que já têm o visto podem embarcar para os EUA a partir de 8 de novembro. Para isso, é preciso apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, em formulário de papel ou digital, com a datas da aplicação das doses da vacina e teste negativo para doença feito em até 72 horas antes da viagem.

Serão aceitas todas as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive para uso emergencial. Também não haverá diferenciação de tipos de testes — os realizados em farmácias, por exemplo, serão aceitos.

Crianças e adolescentes até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas será exigido teste com resultado negativo. A Embaixada orienta os turistas a se informarem com as companhias aéreas, antes do embarque. Quem não cumprir as regras terá de retornar.

Fila de espera

Agnone afirmou que a embaixada está tomando providências para agilizar as entrevistas para a concessão do visto, mas que diante da demanda represada, a espera na fila tende a aumentar. Segundo ele, o número de pedidos no sistema sobe a cada minuto. A embaixada não informou o número de vagas abertas e nem quantas pessoas estão na fila. 

Quem está na fila do agendamento para o próximo ano deve consultar o sistema e solicitar antecipação da entrevista, segundo o chefe da seção consular, Antonio G. Agnone. "A vontade de viajar está crescendo e a fila do visto está aumentado", disse, acrescentando que as pessoas precisam aguardar a concessão do visto antes de comprar a passagem aérea.

Os viajantes não vacinados, se forem cidadãos americanos ou residentes permanentes legais, deverão apresentar um teste negativo até um dia antes do embarque.

Com informações de O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES