EUA: durante protestos, apoio a Trump cai e Biden vira favorito

Neste momento, o presidente norte-americano está atrás do democrata Joe Biden.

| Getty Image
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aprovação ao governo de Donald Trump caiu dez pontos percentuais, chegando a 39%, de acordo com uma pesquisa do instituto Gallup divulgada no último dia 10. Neste momento, o presidente norte-americano está atrás do democrata Joe Biden em todas as pesquisas para a eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos e tem perdido apoio até na sua base. As informações são do UOL.

A pandemia do coronavírus e os protestos que irromperam nos Estados Unidos desde o final de maio, em decorrência do assassinato do homem negro George Floyd por um policial branco, são duas questões que influenciam diretamente na avaliação do presidente.

Crédito: Getty Image

Trump tem optado por uma postura de radicalização, em vez de conciliação, e isso pode lhe custar a reeleição, dizem os pesquisadores. Como ele lidará com a crise econômica será peça-chave até o pleito. "O que chama atenção é a consistência com que Biden aparece à frente do Trump. Nesta campanha, em nenhum momento o presidente o passou", afirma Carlos Gustavo Poggio, professor de Relações Internacionais da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).

Ele usa como base o portal Real Clear Politics, que calcula uma média de todas as pesquisas eleitorais. "Se comparar com os candidatos que estavam à frente nas pesquisas eleitorais, desde 2004, a essa altura nenhum deles estava com mais de dois pontos de diferença. Biden está oito à frente de Trump", afirma Poggio. Para Marcelo Suano, professor de Relações Internacionais do Ibmec-SP, ainda é cedo para apontar quem será o próximo presidente dos EUA. "Em setembro, teremos uma estatística melhor das curvas [da pandemia e da economia] e como ele [Trump] conseguiu lidar com as manifestações. Lá, quem governa são os estados. Vamos ver se ele [Trump] vai colar nos democratas os erros em estados democratas.".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES