EUA: Guarda Costeira aborda submarino com 17 toneladas de cocaína

O episódio aconteceu em 18 de junho durante operação em águas internacionais do leste do Pacífico, mas o vídeo foi divulgado apenas nesta semana.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou nesta semana um vídeo que mostra o momento em que seus membros abordaram um submarino suspeito de transportar toneladas de drogas. Nas imagens é possível ver os guardas gritando para a embarcação e pulando no submarino em movimento.

O episódio aconteceu em 18 de junho durante operação em águas internacionais do leste do Pacífico, mas o vídeo foi divulgado apenas nesta semana. Segundo a Guarda Costeira dos EUA, o submarino transportava cerca 39 mil libras equivalente a 17 toneladas de cocaína. Os guardas pularam sobre o submarino em movimento, forçaram a abertura da comporta e conseguiram a rendição dos traficantes. 

A Guarda Costeira identificou o submarino, que é projetado para passar despercebido sob as águas, com ajuda de uma aeronave que repassou a informação para os agentes em solo. Quando souberam a localização exata da embarcação, os guardas lançaram dois pequenos barcos em alto mar e conseguiram alcançar o submarino sem serem identificados. 

Havia cinco pessoas a bordo, que foram levadas para a agência antidrogas dos EUA para responder a processo.

A quantidade da cocaína apreendida corresponde no mercado negro a cerca de 232 milhões de dólares, informa mídia. O Presidente dos EUA, Donald Trump, reagiu à publicação do vídeo. Ele publicou um relatório da Guarda Costeira comentando: "Você acredita neste tipo de coragem?"

Segundo o porta-voz da Guarda Costeira, Stephen Brickey, à CNN, houve um aumento nos últimos quatros anos de cartéis de drogas das Américas Central e do Sul que usam submarinos semi-submersos para contrabando de drogas. 

Essas embarcações são caras. Uma vez cheia de drogas, elas são impossíveis de detectar sem um trabalho de inteligência ou aeronaves, disse Brickey. Segundo ele, o submarino é pintado de azul em uma tentativa de se camuflar na água.

Mesmo após identificar os contrabandistas, a Guarda Costeira precisa ser rápida na abordagem, pois o submarino é projetado para afundar em alta velocidade e destruir as evidências. Os agentes conseguem deter cerca de 11% dos contrabandos em submarinos que passam pelo leste do Pacífico, disse Brickey, uma área que tem o mesmo tamanho do território americano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES