EUA reveem manobra de sufocamento usada contra George Floyd

Minneapolis aprovou banir a prática, e a Califórnia interrompeu treinamentos com a técnica

| AFP/Facebook / Darnella Frazier
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cidades e estados norte-americanos estudam proibir técnicas de sufocamento como a utilizada contra o ex-segurança George Floyd, em 25 de maio, gerando protestos contra o racismo em diversas partes dos Estados Unidos e do mundo. Informações do site G1

Naquele dia, uma gravação mostrou o então policial Derek Chauvin com o joelho prensado sobre o pescoço de Floyd, que dizia: "Não consigo respirar!". O gesto se tornou símbolo das manifestações contra o racismo. Chauvin e outros três policiais foram presos, acusados de assassinato e demitidos da corporação.

O conselho de Minnepolis, cidade onde Floyd morreu, aprovou nesta sexta-feira (5) projeto para acabar com o uso de estrangulamentos e contenção no pescoço. A proposta ainda precisa da aprovação de um juiz, segundo a agência Reuters.

Caso entre em vigor, a regra determinará que policiais relatem, imediatamente, qualquer uso não autorizado da força por um outro agente de segurança.

"Negros, indígenas e outras comunidades têm sofrido dores e traumas por gerações como resultado de racismo sistêmico e institucional e problemas de longa data no policiamento", disse a ordem aprovada por unanimidade.

Governos de outras partes dos EUA também pretendem banir o ato: na Califórnia, o governador Gavin Newson disse que encerrá o treinamento da polícia com manobras de sufocamento como a que mataram Floyd. No estado de Nova York, o governador Andrew Cuomo também propôs proibir a tática.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES