EUA sai da lista dos 20 países com menor percepção de corrupção

Dados são da ONG Transparência Internacional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ONG Transparência Internacional (TI) denuncia em seu relatório anual os ataques ao sistema de freios e contrapesos nos Estados Unidos pelo presidente americano, Donald Trump.

Os Estados Unidos, com 71 pontos em um total de 100 (queda de quatro pontos), saem, pela primeira vez desde 2011, da lista de 20 primeiros países com menor percepção de corrupção, afirma o relatório anual da organização, com sede em Berlim.

A ONG classifica a cada ano 180 países em função do nível de percepção de corrupção no setor público.

A lista é liderada, como nos anos anteriores, pela Dinamarca, com a Nova Zelândia na segunda posição. A Somália ocupa o último lugar no ranking, atrás de Iêmen, Sudão do Sul e Síria.

A “fraca pontuação” dos Estados Unidos “acontece no momento em que o país enfrenta ameaças a seus sistema de freios e contrapesos, assim como uma erosão das normas éticas nos níveis mais elevados de poder””, afirma a TI.

O segundo ano do mandato de Trump foi muito turbulento, com revelações sobre os supostos laços entre sua equipe de campanha e a Rússia ou seu polêmico apoio a um candidato à Suprema Corte acusado de agressão sexual, passando por suspeitas de nepotismo.

Donald Trump



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES