Ex-ginasta: Saiba quem é a suposta amante de Putin alvo de sanções

Putin, no entanto, já negou anteriormente ter um relacionamento com Kabaeva, permanecendo discreto em assuntos relacionados à sua vida pessoal.

Ginasta | ATTILA KISBENEDEK / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo americano anunciou nesta quarta-feira novas sanções contra a Rússia por conta da invasão realizada na Ucrânia. Entre os alvos, está, além das próprias filhas de Vladimir Putin, a ex-ginasta olímpica Alina Kabaeva, que é apontada como amante do presidente russo.

Putin, no entanto, já negou anteriormente ter um relacionamento com Kabaeva, permanecendo discreto em assuntos relacionados à sua vida pessoal. Ele foi casado com Lyudmila Putina por 30 anos, até eles terminarem a união, em 2013. Kabaeva, por sua vez, também nega qualquer vínculo afetivo com o presidente russo.

Leia Mais

Putin e Kabaeva negam qualquer relacionamento - Foto: Kremlin/Divulgação

Segundo a Newsweek, o Kremlim teria, inclusive, impedido que notícias ligando Putin e Kabaeva fossem publicadas na imprensa local. Em 2008, o jornal "Moskovsky Korrespondent" foi fechado por uma semana após ter noticiado que Putin estaria se separando de Lyudmila por conta do relacionamento com a ex-ginasta. No entanto, um dos responsáveis pela empresa disse, na ocasião, que a decisão de fechar o veículo não havia sido política — mas um ex-vice-editor negou a versão.

Georgy Alburov, que trabalha para o líder da oposição russa Alexei Navalny, foi um dos que lideraram o pedido de sanções contra Kabaeva. Por meio do Twitter, nesta terça-feira, ele publicou uma série de posts detalhando os motivos que indicariam a necessidade de ela ser punida. 

Alina Kabaeva foi punida com uma série de sanções por ser beneficiária de Putin - Foto: Divulgação/Festival Alina Kabaeva

"Alina Kabaeva deve ser sancionada imediatamente. Ela é a beneficiária da corrupção de Putin, e seus parentes compram apartamentos e casas com dinheiro roubado de russos. Ela é um membro do círculo íntimo de Putin, um membro de sua família que se aproveita de sua posição", escreveu.

Segundo o jornal britânico “Telegraph”, Kabaeva e seus filhos estão escondidos em um chalé suíço, enfrentando crescentes pedidos para serem extraditados de volta para a Rússia.

Kabaeva está entre as ginastas mais premiadas na história da Rússia - Foto: Attila Kisbenedek/AFP

Kabaeva está entre as ginastas rítmicas mais premiadas na história da Rússia. Antes de se aposentar, ela ganhou duas medalhas olímpicas, incluindo o ouro no Individual Geral de Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. A russa também conquistou 14 medalhas do Campeonato Mundial e 21 do Campeonato Europeu. 

Após o fim de sua carreira como atleta, Kabaeva mudou-se para a política, servindo vários anos como membro do Partido Rússia Unida (do qual Putin faz parte) na Duma estatal, a câmara dos deputados russa. Enquanto servia no governo, ela também foi capa da Vogue Rússia em 2011. Em 2014, ela renunciou à Duma e assumiu o cargo de presidente do conselho de administração do National Media Group, um grande conglomerado de mídia local. Segundo o “The Insider”, um meio de comunicação russo independente, ela teria recebido um salário anual de cerca de US$ 10 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES