Ex-procurador-geral de Justiça ligado a Sérgio Cabral é preso

Cláudio Lopes é alvo de investigação do Ministério Público do Rio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, foi preso na noite desta quinta-feira (8). Ele foi preso em casa, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

Cláudio Lopes é alvo de uma investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro, que indica que ele recebeu propina para "blindar" a organização chefiada pelo ex-governador Sérgio Cabral.

Um suposto esquema envolvendo Lopes e Cabral consta em delação de Carlos Miranda - o mesmo operador de Cabral cujo testemunho desencadeou a Operação Furna da Onça nesta quinta. O Ministério Público Estadual confirmou a prisão desta quinta, mas não divulgou os motivos.

Em nota, a defesa de Lopes afirmou que "irá tomar as medidas judiciais cabíveis".

O Ministério Público do Estado fez a denúncia no início de outubro contra quatro envolvidos em esquema comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral – entre eles, o ex-procurador-geral de Justiça Cláudio Lopes.

Além de Cabral e Lopes, foram denunciados o ex-secretário de Governo, Wilson Carlos, e Sérgio de Castro Oliveira , conhecido como Serjão.

Os quatro foram denunciados por formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, além de e quebra de sigilo funcional, crimes cometidos entre o final de 2008 e dezembro de 2012. O processo está sob sigilo.

O que diz a delação

Segundo Miranda, que era operador financeiro de Cabral, o ex-procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, recebia uma mesada do ex-governador.

Miranda disse que o ex-governador Sérgio Cabral fez pagamentos ilegais ao ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Cláudio Soares Lopes.

Carlos Miranda relata que, no fim de 2008, durante a campanha de Cláudio Lopes para procurador-geral, Wilson Carlos, então secretário de governo, e Sérgio Cabral, pediram que ele separasse R$ 300 mil para entregar a Cláudio Lopes.

Miranda disse que tal valor deveria ser supostamente gasto na campanha para a eleição de Cláudio Lopes.

O delator conta que os recursos solicitados foram separados e entregues a Sérgio de Castro Oliveira, o Serjão, um dos operadores financeiros do grupo do ex-governador, para entrega a Wilson Carlos, que ficou encarregado de entregar a Cláudio Lopes.

Claúdio Lopes tomou posse como procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro em janeiro de 2009, prometendo combater a corrupção.

Carlos Miranda contou na delação que mesmo depois de assumir o cargo, Claudio Lopes continuou a receber dinheiro do grupo do ex-governador Sérgio Cabral. Segundo Miranda, o procurador-geral recebia uma mesada.

Durante a gestão de Cláudio Lopes, investigações importantes ligadas ao ex-governador não foram adiante. Entre elas, a contratação do escritório de advocacia da ex-primeira-dama, Adriana Ancelmo, por concessionárias do estado e o empréstimo do jatinho do empresário Eike Batista ao então governador para uma viagem a Bahia, onde foi comemorado o aniversário do empreiteiro Fernando Cavendish.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES